Senado faz sessão pelo Dia das Águas e gestão hídrica

Você está visualizando atualmente Senado faz sessão pelo Dia das Águas e gestão hídrica


O Senado realizou ontem (21) uma sessão especial para homenagear o Dia Mundial das Águas, que é comemorado em 22 de março. A senadora Leila Barros (PDT-DF), que preside a presidente da Comissão de Meio Ambiente (CMA), assinou requerimento para a comemoração.

Leila Barros lembrou das crises mundiais que o planeta está  enfrentando com as mudanças climáticas. A senadora, em sua visão,  percebe nesses eventos extremos qu3 eles não apenas são ameaça a segurança hídrica e mas ampliam as diferenças entre todos os povos.

O Dia Mundial das Águas foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993, com a finalidade de alertar a população sobre o uso consciente e a necessidade de preservação do recurso natural.

Mudanças climáticas
A presidente da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Verônica Sánchez da Cruz Rios, destacou que o Brasil detém 12% da água potável do planeta e defendeu a recomposição imediata do Conselho Nacional de Recursos Hídricos, atualmente inativo.

Ela ressaltou que as mudanças climáticas provocarão fortes impactos no Brasil nos próximos 60 anos, com secas mais intensas e agudas nas regiões Norte e Nordeste, enchentes e enxurradas no Sul, seca no Centro-Oeste e menor disponibilidade hídrica no Sudeste.

Ela defendeu a adoção de práticas agrícolas que utilizem menos água, o reúso e a otimização dos recursos naturais, a redução de perdas no saneamento, a construção de infraestruturas resilientes para lidar com as mudanças climáticas, além de obras de drenagem urbana que sejam capazes de lidar com o volume de chuvas que serão cada vez mais espaçadas. Verônica cobrou apoio dos senadores, ao ressaltar que cortes orçamentários e de outras contribuições financeiras vêm comprometendo o funcionamento da rede hidrometeorológica nacional e do sistema geracional de recursos hídricos neste ano.

Água para todos
A diretora de Políticas Públicas da Fundação SOS Mata Atlântica, Malu Ribeiro, ressaltou que o acesso a água deve ser garantido a todos os brasileiros. Ela defendeu a votação imediata, pela Câmara dos Deputados, da Proposta de Emenda à Constituição 6/2021, já aprovada no Senado, que inclui o acesso a água potável entre os direitos fundamentais.

Fonte: Agência Senado

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Compartilhe:

Deixe um comentário