Pesquisa mostra que frete no Norte e Nordeste é 300% mais caro que no Sudeste

O crescimento do comércio eletrônico no Brasil tem trazido um grande desafio: os custos, principalmente aos estados do Nordeste em razão dos gargalos e impactos nos custos. O frete nas regiões Norte e Nordeste é apontado pela pesquisa da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, Proteste, que os custos são 341% mais caros nestas regiões no comparado ao Sul e Sudeste do país. Claudio Dias, CEO da Magis5, hub de integração com marketplaces, observa que empreendedores que negligenciam essa parte do país perdem valiosas oportunidades de crescimento.

“Os fretes são uma grande barreira para quem compra no Norte e Nordeste. Essa diferenciação de preço frustra os consumidores. Além disso, o tempo de espera é muito superior em relação às compras realizadas no Sul e Sudeste”, observa. Ele considera que os vendedores devem investir no envio de produtos para os Centros de Distribuição de marketplaces, como o Mercado Livre, que é também apontado por especialistas como o maior e mais completo marketplace da América Latina. Ele comenta sobre os resultados dentro da própria empresa, que está expandindo sua presença em diferentes regiões do país. “A Magis5, por exemplo, possui vendedores de sua base com origem no Nordeste, com destaque para Salvador e Maceió, ambos com mais de 2500 pedidos por mês e possui dois clientes internos, ou seja, vendedores da base de nosso hub que têm origem no nordeste”.

Claudio Dias sugere ainda realizar parcerias com transportadoras para alcançar mais efetivamente os vendedores que atuam nas regiões Sul e Sudeste. Além disso, a comunicação nas redes sociais pode ser usada para criar conteúdos de marketing direcionados, informando os clientes dessas regiões que sua loja oferece frete grátis e informando sobre os prazos de entrega. Isso pode ser feito por tempo limitado para criar um senso de urgência.

“Entendemos que Norte e Nordeste têm um grande potencial de crescimento no comércio eletrônico, já que o setor está em constante expansão ao longo dos anos, e o investimento na logística das regiões está aumentando graças a grandes marcas e marketplaces. Há muito espaço para crescer, e nós continuamos auxiliando os vendedores dessas regiões por meio de suas soluções”, completa Dias.

Informações e Foto Divulgação

Compartilhe:

Deixe um comentário