Pesquisa aponta crescimento das agências de publicidade

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As expectativas das agências baianas para os seus negócios e o setor de publicidade seguem positivas, segundo indica a última edição da pesquisa VanPro, realizada pelo Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia (Sinapro -Bahia) e a FENAPRO, junto a 25 agências no estado. Os dados, colhidos em fevereiro último, mostram que a maioria das agências apresentou crescimento no ano passado e prevê perspectivas positivas em 2024.

“A nova sondagem confirma a tendência de crescimento das agências em relação à receita e à percepção de estabilidade e de um futuro melhor para o setor”, afirma Daniel Queiroz, presidente da Fenapro (Federação Nacional das Agências de Propaganda). “A pesquisa mostra também um bom ambiente de negócios, e que uma boa parte das empresas conseguiu identificar ou criar oportunidades para aproveitá-las com sucesso.”

Na sondagem atual, a pesquisa VanPro – considerada um importante termômetro dos negócios e gestão das empresas do setor – mostra que 72% das agências apontaram estabilidade ou crescimento de receita (valor pago às agências, excluídos os investimentos dos anunciantes). Entre as que cresceram, 30% tiveram um incremento de receita acima de 30% em 2023, comparativamente a 2022.

Do ponto de vista financeiro, a pesquisa mostra que há um cenário de continuidade na evolução da receita das empresas: para 56% ela está em alta. As que apontaram estabilidade, na comparação de 2023 com 2022, representam 16% das entrevistadas, e 28% das empresas indicam perda de receita.

Na Bahia, apesar dos desafios de mercado, a expectativa das agências locais é positiva. “Desde o ano passado, temos notado um crescimento do setor. As agências estão ampliando ofertas de serviços, adotando novas ferramentas para auxiliar no processo de gestão, e isso amplia as possibilidades”, conta André Mascarenhas, presidente do Sinapro-Bahia.

A percepção dos entrevistados sobre o futuro para as agências teve melhora, se comparada aos anos anteriores. A quantidade de empresas que apontou as perspectivas de futuro como boas ou muito boas para os seus negócios foi de 72%. Os que sinalizam como ruim, muito ruim são 8% do total. Já as expectativas de estabilidade foram apontadas por 20% das agências.

Sobre a aplicação de ferramentas de automação e Inteligência Artificial (IA) no trabalho criativo das agências, tais como ChatGPT e DALL-E, a pesquisa apontou que 60% das agências ouvidas já adotam tais recursos, e 28% pretendem implantá-los ao longo de 2024. Por outro lado, 8% não pretendem utilizar ferramentas de automação e IA no trabalho criativo e 4% pretendem utilizar estas tecnologias a partir de 2025.

Perfil das agências participantes

O perfil predominante dos participantes da Bahia da pesquisa VanPro é similar ao das sondagens anteriores. A maioria dos respondentes é de agências full-service (96%), com equipe de até 20 pessoas (48%), que têm 11 a 15 anos de existência (53%). E 96% delas são associadas ao Sinapro de seu estado, e 80% ao CENP.

Tal como em todas as sondagens VanPro feitas até hoje, o perfil de receita anual das empresas é mais diversificado do que os outros fatores. 38% das entrevistas têm receita de até R$ 1 milhão e 38% do conjunto dos participantes da sondagem tem receita anual entre R$ 1 milhão e R$ 3 milhões; 4%, entre R$ 3 milhões e R$ 5 milhões, e 16%, entre R$ 5 milhões e R$ 10 milhões. As empresas com receita anual superior a R$ 4milhões representaram 4% dos respondentes.

Foto: Campaign_Creators/Pixabay

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