Yakult estuda investir na ampliação do portfólio de produtos veganos e para o público com restrições alimentares. Em entrevista ao Site Café com Informação , Atsushi Nemoto, presidente da Yakult do Brasil, conversou sobre a multinacional. Durante a entrevista ele nos disse que a empresa está atenta às mudanças de mercado.
No Brasil, a multinacional tem aproximadamente 4.300 comerciantes autônomos que
atendem a venda domiciliar, e 190 distribuidores e agências que fazem distribuição no varejo.
A empresa adota estratégias de promoção de sua linha de produtos. Atualmente ela comemora os 89 anos do leite fermentado, que dá nome a marca e principal carro-chefe da empresa sediada em Tóquio, no Japão. No mundo, mais de 40 milhões de pessoas consomem Leite Fermentado Yakult com Lactobacillus casei Shirota diariamente, segundo pesquisa realizada pela propria empresa em 2022.
No Brasil a única unidade fabril está localizada em São Paulo e abastece o mercado consumidor nacional.
Site Café com Informação: Os mercados vegano e para pessoas com restrições alimentares vem
crescendo a cada ano. A Yakult tem estudos sobre essa tendência?
Atsushi Nemoto: A Yakult não possui estudos sobre esta tendência, mas estamos cientes do aumento gradativo deste mercado vegetariano e vegano e da importância de
desenvolver alternativas para atender a esses consumidores. Consideramos esse mercado muito interessante e acompanhamos a movimentação deste nicho atentamente.
SCI: A Yakult vai investir em linhas para veganos e pessoas com restrições alimentares?
AN: Em nosso portfólio, já temos a linha “Tonyu”, que é uma bebida à base de extrato de soja combinado com suco de frutas que atende às necessidades de pessoas com restrições alimentares, assim como o público vegano e vegetariano. Quando o Tonyu foi lançado, em 1985, a Yakult já entendia que era importante ter um produto à base de extrato de soja para atender os consumidores com intolerância à lactose, ou mesmo aqueles que não queriam consumir proteína animal. Mas, diante do crescimento deste nicho nos últimos anos, gostaríamos de aumentar a variedade de produtos nesta categoria, por isso, já iniciamos um estudo de viabilidade. No entanto, ainda não podemos dar mais informações sobre isso.
SCI: A marca Yakult está no imaginário popular. Como a empresa observa o mercado e as mudanças que vêm ocorrendo?
AN: Entendemos que os consumidores estão cada vez mais exigentes com relação às escolhas alimentares e, além de estarem atentos às questões da segurança
dos produtos que ingerem habitualmente, se preocupam mais com sua saúde. Neste sentido, por seu longo histórico de presença no Brasil e no mundo, a Yakult ganhou grande confiança dos consumidores. Portanto, precisamos ser cada vez mais atuantes para levar produtos seguros a um maior número de pessoas no Brasil, atendendo às demandas mais variadas do mercado.
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