Vendas no varejo baiano crescem 4,8%

Você está visualizando atualmente Vendas no varejo baiano crescem 4,8%

As vendas do varejo baiano registraram taxa de 0,2% em dezembro de 2023, mantendo estabilidade frente ao mês imediatamente anterior, na série com ajuste sazonal.

Já o cenário nacional apresentou recuo de 1,3% no mês. Em relação a igual mês do ano anterior, as vendas na Bahia expandiram 2,5%, sendo o décimo quarto mês consecutivo de crescimento. No Brasil, na mesma base de comparação, as vendas expandiram 1,3%.

No acumulado do ano, as variações também foram positivas: a Bahia acumulou crescimento de 4,8% nas vendas do varejo em 2023, enquanto em âmbito nacional a taxa ficou em 1,7%.

Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com análise da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento.

Em dezembro, a estabilidade verificada nas vendas representa uma leve melhoria em relação ao mês imediatamente anterior. Já em relação ao ano anterior, a expansão nas vendas do varejo em dezembro revela que o setor segue influenciado por fatores positivos como juros mais baixos, mercado de trabalho mais forte, transferências governamentais, inflação controlada e melhora do nível de endividamento.

Por atividade, em dezembro de 2023, os dados do comércio varejista do estado baiano, quando comparados aos de dezembro de 2022, revelam que três dos oito segmentos que compõem o indicador do volume de vendas registraram comportamento positivo.

O crescimento nas vendas foi verificado nos segmentos de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (13,7%), Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (9,5%) e Combustíveis e lubrificantes (0,1%). Os demais apresentaram comportamento negativo, são eles: Tecidos, vestuário e calçados (-4,3%), Móveis e eletrodomésticos (-7,9%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-9,3%), Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-9,7%) e Livros, jornais, revistas e papelaria (-32,7%). No que diz respeito aos subgrupos, verifica-se que as vendas de Hipermercados e supermercados cresceram 10,0%, enquanto Móveis e Eletrodomésticos recuaram 11,1% e 3,8%, respectivamente.

Foto Eliza Fiuza/Agência Brasil

Informações SEI

Compartilhe:

Deixe um comentário