A rede SAC do governo da Bahia está emitindo mais de 53,3 mil Carteiras de Identidade Nacional (CIN) por mês. A procura é tanta que há dificuldade no agendamento do serviço. A situação levou a ausência de agenda na marcação do serviço. A Assessoria do SAC lembrou em entrevista ao Café com Informação que, por se tratar de um novo documento, a primeira via do CIN é emitida gratuitamente e terá o CPF como número único de identificação. “O Registro Geral (RG) vai deixar de existir e em seu lugar vai ter o CIN. O RG ele tem um número diferente para cada estado já o CIN é um número no Brasil todo. A procura está sendo intensa e todos os postos da Rede SAC estão sob forte demanda e vai ser preciso certo tempo para regularizar. Porém há pessoas que marcam agendamento e não aparecem e com isso ocupam desnecessariamente as vagas. Abrimos aos finais de semana, inserimos serviço no SAC móvel, dentre outras ações. Não há necessidade de urgência na realização do documento. Para escoar o volume de solicitação estamos indo até as escolas, mas ainda assim vai ter uma certa demora até corrigir isso”, revela.
A assessoria lembra que para tirar a CIN é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original) em mãos e ela também permite incluir outros números de documentos como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar e pode adicionar também condições de saúde, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual; e até informações como tipo sanguíneo, fator RH e opção por ser doador de órgão.
Outra novidade é a inclusão do nome social a pedido do próprio cidadão. Caso haja mudança de nome na certidão de nascimento fica valendo apenas este novo registro.
Versão Digital
A CIN também possui uma versão digital que estará disponível no GOV.BR três dias após a impressão. O documento ainda consta um QR Code para verificação da autenticidade e verificação de dados. A CIN tem validade de acordo com a faixa etária do cidadão: de 0 a 12 anos incompletos, validade de 5 anos; 12 a 60 anos incompletos, validade de 10 anos; acima de 60 anos, validade indeterminada.
Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o site oficial (www.ba.gov.br/administracao) e o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br), além do call center: (71) 4020-5353 (WhatsApp) ou 0800 071 5353 (ligação de telefone fixo). A implantação da CIN na Bahia é realizada pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), órgão ligado à Secretaria de Segurança Pública (SSP), e responsável pelo IIPM, em parceria com a Saeb, através do SAC.
O agendamento pode ser feito através do app BAGOV ; portal www.ba.gov.br e call center: (71) 4020-5353 (WhatsApp) ou 0800 071 5353 (ligação de telefone fixo)
Foto: Portal GovBR