Os produtores de soja do oeste baiano concluíram o plantio em cerca de 1,9 milhão de hectares, ou 98,9% da área estimada. A informação foi divulgada pela Secretaria de Agricultura do Estado, com base em monitoramento da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba).
Este grão é o maior produto do celeiro de grãos do oeste, onde ocupa 69% da área de cultivo, e do agronegócio baiano. Na safra 2022/23, a soja foi semeada em 1,86 milhão de hectares.
Na última semana, o plantio foi intensificado em Cascudeiro, Campo Grande, Baianópolis, Coaceral, Formosa do Rio Preto, Rio Grande e São Desidério. “O clima favorável da última semana e as previsões de chuva contribuem para a conclusão da semeadura nos próximos dias”, disse Odacil Ranzi, presidente da Aiba.
Em 29 de dezembro, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), prorrogou excepcionalmente o prazo de semeadura de soja até 10 de janeiro. De acordo com a Aiba, alguns produtores não conseguiram concluir o plantio antes devido à falta ou a má distribuição de chuva.
Foto: divulgação Seagri