Mulheres ainda buscam autonomia profissional

Você está visualizando atualmente Mulheres ainda buscam autonomia profissional

Mais da metade das pequenas e médias empresas do varejo online são administradas por mulheres e 57% delas começaram a empreender online graças ao desejo de ter um negócio próprio e maior autonomia profissional. Outras 40% desejaram criar fontes alternativas de renda; e 22% ter mais tempo livre com as pessoas amadas. É o que aponta a pesquisa NuvemCommerce, estudo anual sobre o e-commerce e o empreendedor brasileiro no ambiente digital, realizado pela Nuvemshop, plataforma para criação de lojas virtuais que é líder na América Latina.

“As PMEs são essenciais para a economia brasileira e mais da metade delas é liderada por mulheres. A representatividade feminina no empreendedorismo online, bem como os resultados alcançados, demonstram a importância de reduzirmos as barreiras e construirmos as pontes necessárias para os negócios femininos crescerem ainda mais em 2024. Por isso, investimos continuamente em soluções tecnológicas robustas e acessíveis, além de conteúdo educacional para fortalecer os empreendedores e empreendedoras no Brasil”, afirma Marcela Orlandi, gerente sênior de sucesso do cliente na Nuvemshop.

A pesquisa ainda revela as melhorias conquistadas pelas mulheres por meio do empreendedorismo: 47,5% delas se sentem desafiadas e satisfeitas com a carreira; 27% têm mais tempo para atividades pessoais; e 25,5% conseguem maior renda mensal com o varejo online.

Perfil da empreendedora online

O estudo NuvemCommerce também traça o perfil das empreendedoras online e aponta que a faixa etária varia bastante entre a jovem e a adulta: 17% das respondentes têm entre 35 e 39 anos; 16% entre 25 e 29 anos; 15% entre 30 e 34 anos; e 15% entre 18 e 24 anos. Em relação à escolaridade, 39% das lojistas que possuem loja virtual têm o Ensino Superior completo; 27% Ensino Médio completo; e cerca de 15% são pós-graduadas, seja lato sensu ou stricto sensu.

Os segmentos que lideram os negócios femininos são: Moda e Vestuário (35%); Artesanato (12,5%); Acessórios (10%); e Saúde e Beleza (9,5%). Já sobre a região em que residem, aproximadamente 59% das entrevistadas estão localizadas na região Sudeste do país; 17% na região Sul; 14% no Nordeste; 8% estão no Centro-Oeste; e 2% no Norte.

Foto Andrea Piacquadio/Pexels.com

Compartilhe:

Deixe um comentário