Morre Kardé Mourão, ex-presidente do Sinjorba

Você está visualizando atualmente Morre Kardé Mourão, ex-presidente do Sinjorba

A ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas da Bahia,  a jornalista Kardelícia Mourão Lopes, Kardé Mourão, faleceu na noite do último sábado, 29, aos 65 anos.

Kardé lutava contra o câncer há algum tempo porém nos últimos dias, segundo matéria publicada pelo site do Sinjorba, ela mostrou “um quadro severo de reações, após as cirurgias realizadas no final de 2024, quando retirou parte do intestino, bexiga e o útero”.

Ativista, sempre lutou pelas causas em prol das melhores condições de trabalho para os jornalistas. O velório aconteceu neste domingo (30), no Cemitério Jardim da Saudade, em Brotas.

Ssgundo nota do Sinjorba, Kardé se formou em jornalismo pela então Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, da Universidade Federal da Bahia, em 1981, e trabalhou na TV Aratu, foi assessora de imprensa da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central das Trabalhadoras e Trabalhadores do Brasil (CTB), APLB-Sindicato, do Sindicato dos Bancários e Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis da Bahia (Sinposba), entre outras entidades sindicais onde trabalhou. Integrou a comissão da Fenaj que formulou o primeiro Manual de Assessoria de Imprensa do Brasil, em 1985. Ela também trabalhou como assessora de imprensa do Conselho Regional de Farmácia.

Ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas da Bahia entre 2004-2010, ela foi dirigente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), participou da Comissão Nacional de Ética (2019-2022), como a conselheira mais votada pelos colegas.

O presidente do Sinjorba, Moacy Neves, declarou que a morte de Kardé será difícil de ser superada por todos que a conheciam. “Tenho nessa companheira e líder uma referência que jamais será substituída; foi ela quem me apresentou os caminhos da luta dos jornalistas, me incentivou, orientou e apoiou para continuar firme no fortalecimento do Sindicato e de nossa categoria”, disse na página do sindicato.

Foto Sinjorba

Compartilhe:

Deixe um comentário