Governo antecipa 13º para aposentados e pensionistas do INSS

Você está visualizando atualmente Governo antecipa 13º para aposentados e pensionistas do INSS

O presidente Lula assinou o decreto que antecipa o 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS. A 1ª parcela será paga em abril e a 2ª no mês de maio.

Na ocasião o presidente prometeu ampliar o programa Minha Casa, Minha Vida para a classe média e anunciou a implementação da TV 3.0, sistema integrado de televisão aberta e internet.


Lula disse que entre 2023 e 2024, o governo federal reconstruiu políticas para recuperação da economia e  os resultados na redução da fome e da pobreza, acesso ao trabalho, educação, saúde, infraestrutura e relações exteriores, destacou em evento.

O presidente aproveitou a ocasião para citar dados para salientar que o Brasil retornou ao ranking das dez economias do mundo. Revelou que o país cresceu duas vezes mais que a média registrada entre 2019 e 2022. O PIB saiu de 3,2% em 2023 para 3,4% em 2024.

No tocante à geração de empregos, o Brasil registrou em 2024 a taxa de 6,6%. Segundo palavras do presidente é uma “situação de quase pleno emprego”. Lula adiantou que nos últimos dois anos, o comércio exterior contabilizou mais de 340 mercados abertos para produtos do agronegócio e a ampliação de acordos com China, União Europeia e Oriente Médio.

Lula citou também as políticas de Combate à fome e os programas de transferência de renda como o Bolsa Família que beneficia mais de 20 milhões de famílias todo mês, com repasse mínimo de R$ 600.

Na área da saúde o presidente citou o Mais Médicos com mais de 26 mil profissionais atuando, após o programa ter sido reduzido a 13 mil e chega a 4,5 mil municípios e cobrindo uma região com 64 milhões de brasileiros.

Novo PAC e Habitação

O presidente Lula também destacou as ações do governo federal por meio do Novo PAC com mais de 20 mil obras e ações e investimentos de R$ 1,8 trilhão.

Na parte de Habitação, o programa Minha Casa, Minha Vida com a contratação de mais de 1,2 milhão de moradias em dois anos.

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Compartilhe:

Deixe um comentário