Mapa encerra bimestre com recorde histórico na abertura de mercados

Você está visualizando atualmente Mapa encerra bimestre com recorde histórico na abertura de mercados

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) encerrou o mês de fevereiro registrando marco histórico no setor agroexportador brasileiro. Somente nos dois primeiros meses do ano, o Brasil conseguiu superar 16 barreiras comerciais em 11 países, impactando positivamente no agronegócio brasileiro.

Desde o início de 2024, o MAPA revelou o trabalho que vem desenvolvendo para abertura de novos mercados para exportação de produtos brasileiros. De embriões e sêmen bovinos para Botsuana; gelatina e colágeno para os Estados Unidos; alevinos de tilápia e produtos de reciclagem animal para as Filipinas; bovinos vivos, embriões de bovinos e sêmen bovino para o Paquistão; animais de reprodução para o México; açaí em pó para Índia; pescados para Austrália; produtos à base de células-tronco mesenquimais (cães, gatos e equinos) com fins terapêuticos na Costa Rica; café verde na Zâmbia; bovinos vivos em Omã; e extrato de carne bovina e carne e produtos cárneos de ovinos para Singapura.

Para o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, a abertura de novos mercados gera demanda para exportação de produtos, abre novos negócios e reflete de forma positiva na economia brasileira. “A pessoas me perguntam ‘o que isso muda na minha vida?’. Quando você abre um mercado, o emprego acontece, as oportunidades acontecem. É um momento de muita satisfação”, ressalta.

Em 2023, superando os anos anteriores, o Brasil atingiu a marca histórica de 78 novos mercados em 39 países. As exportações brasileiras do agronegócio também bateram recorde, atingindo US$ 166,49 bilhões, cifra 4,8% superior em comparação a 2022, o que representa um aumento de US$ 7,62 bilhões. Dessa forma, o agro foi responsável por 49% da pauta exportadora total brasileira em 2023.

Foto: Porto de Santos – Divulgação

Compartilhe:

Deixe um comentário