O governador Jerônimo Rodrigues destacou o apoio do Estado aos municípios durante a solenidade de abertura do segundo ano da 20ª legislatura da Assembleia Legislativa (Alba). O assunto foi tratado tanto na leitura da mensagem em plenário como na conversa com a imprensa, na qual citou que 30 municípios sofrem mais com as chuvas no momento e preocupam o Estado. Três deles, localizados na região oeste, devem ser visitados no próximo final de semana.
Ao lado dos parlamentares e do gestor, o vice-governador Geraldo Júnior, a primeira-dama Tatiana Velloso, secretários estaduais, gestores de empresas e órgãos estaduais acompanharam o ato, realizado na tarde desta quinta-feira (1º). A leitura da mensagem marca o reinício dos trabalhos no parlamento. Deputados da oposição não compareceram, em reivindicação por pagamentos de emendas.
Na mensagem, Jerônimo destacou metas, ações e prioridades da administração estadual para 2024. Ele também defendeu o trabalho conjunto com os parlamentares, independente da corrente política, para o desenvolvimento do estado. Sobre a melhoria da carreira dos servidores públicos, o gestor anunciou que aprovados em concursos serão convocados. Outro ponto de destaque foi o combate à fome no estado.
O governador afirmou que a construção da nova Bahia pretendida pelo governo também passa pela Educação. Para isso, o governo estadual investe na construção e recuperação de escolas, além de proporcionar o acesso de estudantes a vários programas, como bolsas presença e alimentação. Na Segurança Pública, o governo trabalha na elaboração de um projeto de lei para criação do programa Bahia pela Paz, em substituição ao Pacto Pela Vida.
“Firmamos mais um ano de parceria da Casa Legislativa com o Governo do Estado. É preciso que cada poder seja independente, mas que esteja em harmonia. Todos os poderes do Estado hoje têm uma convivência pacífica em prol de toda a Bahia”, frisou o presidente da Alba, deputado Adolfo Menezes (PSD). O parlamentar do PSD enfatizou a defesa da democracia e da liberdade ao recordar os atos violentos que atingiram a República em 8 de janeiro de 2023, na capital federal.
Foto: Mateus Pereira/GOVBA