Presente à Festa de Iemanja neste 2 de fevereiro, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, o governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado pelo vice-governador Geraldo Júnior e secretários de Estado, iniciou a programação com uma visita à Colônia de Pescadores, onde depositou oferendas à Rainha do Mar.
O governador da Bahia usando azul e branco em referência à Rainha do Mar Iemanjá, fez questão de fazer seus pedidos. “Viemos fazer as nossas oferendas, depositar a nossa fé, como os pescadores fizeram no início, trocaram os seus presentes por peixes. Aqui, o nosso pedido também é como o dos pescadores, trouxemos a nossa oferenda, trocando pela paz do mundo, por emprego, por saúde para todos nós. Nos encontramos numa festa cultural muito forte e estamos trabalhando muito para que a segurança seja estabelecida nessas festas”, destacou o governador.
O vice-governador e pré candidato a prefeito de Salvador, Geraldo Júnior, falou da importância do 2 de Fevereiro: “Pedimos a ela e aos deuses encantados, os orixás, que nos dê paz, sabedoria e amor. Este é um momento da diversidade da nossa cultura, que representa a resistência do nosso povo e a manutenção da tradição”.
Neste ano, a festa traz como tema ‘Odoyá, 101 anos de festa e reverência a Iemanjá’, e o Estado reverenciou a Rainha do Mar com um balaio completamente biodegradável, com pérolas eram de açúcar, como os demais objetos presentes no balaio, além de mais de 20 qualidades de flores naturais compõem o presente.
Foto: Manu Dias/GOVBA