Governador da Bahia dá as boas-vindas ao Carnaval 2024, na abertura oficial

Você está visualizando atualmente Governador da Bahia dá as boas-vindas ao Carnaval 2024, na abertura oficial

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, acompanhado do vice-governador e coordenador-geral da festa, Geraldo Júnior, e do prefeito de Salvador, Bruno Reis, abriram oficialmente o Carnaval de Salvador, entregando as chaves da cidade para o Rei Momo. A entrega simbólica marca a abertura oficial do Carnaval de Salvador 2024, e teve a Praça Castro Alves, como local escolhido, na tarde de quinta-feira (8). Com o tema “Nossa energia é ancestral”, o Carnaval de Salvador homenageia os 50 anos dos blocos afro nos circuitos, celebrando a cultura e tradição do povo baiano.

Jerônimo destacou o apoio do Governo do Estado, na capital e em mais de 80 municípios baianos, na festa. “Esse será o maior Carnaval dos últimos 10 anos, pela vontade que a população brasileira e os turistas estavam guardando pós-pandemia. E eu não estou falando só de Salvador, que é a nossa grande vitrine. Mas, também temos outros carnavais badalados no interior, como o de Porto Seguro e os da Chapada. Nós preparamos tudo para garantir a segurança pública, com um pessoal qualificado para proteger a quem trabalha e a quem se diverte, e também fizemos uma programação cultural bem ampla”, enfatizou Jerônimo.

O Carnaval de Salvador 2024 destaca o programa Ouro Negro, que foi ampliado neste ano, ampliando a participação de Entidades de Matrizes Africanas. O coordenador-geral do Carnaval da Bahia 2024, Geraldo Júnior, chamou a festa de inclusiva e que valoriza a cultura da Bahia. “O Carnaval passado já foi um sucesso, e a gente espera que em 2024, se confirme como o maior evento de rua do planeta. Esse com certeza será o Carnaval da democracia, da participação, da igualdade. O Governo do Estado está trazendo cada vez mais uma festa mais participativa, sem cordas, para aqueles que não possam pagar para curtir. É um Carnaval para todos”, disse Geraldo Júnior.

Na Praça Castro Alves, ocorreu o encontro de trios com as apresentações de Carlinhos Brown, Ivete Sangalo, Baiana System e Ilê Aiyê, seguindo para o Campo Grande onde ocorreu o início oficial dos desfiles no Circuito Osmar Macedo.

No Campo Grande, Jerônimo visitou as instalações do posto fixo do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), criado para dar informações e suporte aos foliões de fora da Bahia. O SAT tem atendimento acessível com disponibilização de interpretes para pessoas com deficiência auditiva. O secretário de Turismo, Maurício Bacelar, comemorou a alta lotação nos hotéis e chamou a atenção para a diversidade do carnaval da Bahia. “Temos diversas festas dentro do Carnaval da Bahia. Temos os blocos independentes, alternativos, os blocos afro, os de corda e camarotes, além das festas nos bairros, feitas pela população. Isso atrai muitas pessoas para a Bahia, é isso que torna o nosso Carnaval único e diferenciado”, declarou Bacelar.

O secretário de Cultura Bruno Monteiro enalteceu a cultura baiana. “O Carnaval é o momento da expressão do jeito diferenciado da Bahia, que realiza a maior festa de rua do planeta. São todas as áreas de Governo juntas trabalhando com o mesmo objetivo, garantir que o carnaval seja bom para todas as pessoas, com alegria, com diversão, com respeito aos direitos, com certeza é isso o nosso diferencial, a Bahia tem essa marca da diversidade e a gente celebra isso no carnaval, esperamos que seja realmente o carnaval de muita alegria, de muita proteção e muita diversão para todas as pessoas”, explicou.

Neste ano são mais de 37 mil agentes para as ruas da capital e de outros 75 municípios, com investimento em tecnologia para auxiliar na segurança dos foliões. O secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner destaca a importância dos recursos aplicados e comemora os resultados já obtidos com o uso dos portais de abordagens que foram ativados desde o pré-carnaval, apreendendo mais de 2 mil objetos proibidos.

“Temos ainda 400 câmaras, incluindo as de reconhecimento facial, em todos os circuitos, utilização de drones, embarcações ao longo da costa marítima e o aplicativo alerta cidadão. Ou seja, a operação de segurança está pronta, e o comando controle é ativado no momento da abertura oficial da festa”.

Fotos: Matheus Landim/GOVBA

Compartilhe:

Deixe um comentário