Equipamentos da Ponte Salvador-Itaparica estão em Simões Filho

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Um comboio trazendo equipamentos para a execução das obras da ponte Salvador-Itaparica chegaram neste final de semana em Simões Filho. Embarcados da China eles já eram esperados e levaram 30 dias para chegar à Bahia. Inclusive a saída do porto daquele país foi noticiado pelo Site Café com Informação.

O governador baiano, Jerônimo Rodrigues,  usou suas redes sociais comemorando a chegada à Bahia dos equipamentos. “Mais um passo concreto para que este projeto tão importante avance”.

O navio que trouxe os contêineres chegou ao porto do Rio de Janeiro mas o resto do deslocamento veio em carretas em quatro dias até o galpão de armazenamento no município da Região metropolitana de Salvador.

Foto : Kiko Silva/GovBa

Materiais

Dentro dos contêineres estão diversos tipos de equipamentos para uso  na sondagem a ser realizada em águas rasas e profundas na Baía de Todos-os-Santos. Entre eles encontram-se três perfuratrizes especiais que possuem um sistema de compensação de ondas, tecnologia chinesa fundamental para executar o serviço no mar durante o inverno, período em que podem ocorrer condições climatológicas adversas. Esse sistema permite também a estabilização das balsas onde estarão as plataformas, garantindo assim uma melhor qualidade dos resultados.

Há uma cabine de operação, torre de operação, guincho, gerador e um laboratório para análise geotécnica do material a ser coletado no mar. Ao todo foram 10 conteineres trazendo os equipamentos.

Foto: Matheus Landim/GOVBA

Sondagem

A sondagem é uma atividade necessária para compreender as características do terreno e dimensionar a fundação da estrutura da ponte. Também é feita a realização de perfuratrizes, para obtenção de fragmentos do solo no local onde serão instalados os pilares. Com as amostras, elas seguem para laboratório onde são analisadas em detalhes avaliando o material coletado.

Até o momento já foram iniciadas as sondagens em terra no município de Vera Cruz, no último dia 31 de janeiro, e em Salvador, dia 21 de fevereiro. O cronograma prevê que a partir dos próximos dias, o serviço será realizado na borda do mar de Vera Cruz, em uma plataforma que já está montada. A seguir inicia-se a etapa de sondagem em águas rasas e profundas.

Novo vetor de crescimento

O Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica será um novo vetor de distribuição de renda e vai impulsionar a economia de toda a Bahia, com geração de sete mil empregos.

Estimativas do governo baiano dão conta de que pelo menos  10 milhões de baianos em cerca de 250 municípios sejam beneficiados. O  investimento vai fomentar o desenvolvimento econômico, garantindo atração de novos empreendimentos em áreas como logística, indústria, comércio, serviços e mercado imobiliário.

O novo sistema promete impulsionar de maneira sustentável o turismo na Bahia reduzindo as distâncias entre Salvador e outras zonas turísticas do estado, como o Sul e Baixo Sul. Estudos preliminares mostram que a redução será em mais de 100 km.

A Ponte Salvador-Itaparica,  ao ficar pronta, deve ter de extensão 12.4 km sobre o mar e será a maior da América Latina. Outros  acessos viários em Salvador e Vera Cruz serão construidos. Na capital, serão 4 km de uma nova estrutura entre a região da Calçada e Água de Meninos composta por um conjunto de viadutos e dois novos túneis que ficarão paralelos aos da Via Expressa.

Em Vera Cruz, o fluxo de veículos da ponte será direcionado para uma nova via expressa com 22 km que será construída na região de Mar Grande e segue até as proximidades de Cacha Pregos. Há a expectativa de duplicação de um trecho de 8 km da BA-001 desde Cacha Pregos até o início da Ponte do Funil, onde finaliza a área de atuação da Concessionária.

O novo investimento de cerca de R$ 9 bilhões é fruto de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo da Bahia e um consórcio chinês formado de dois grandes grupos que estão entre os maiores do mundo no segmento de construção e infraestrutura: China Railway 20th Bureau Group Corporation (CR20) e China Communications Construction Company (CCCC). O contrato assinado em novembro de 2020 estabelece uma concessão de 35 anos.

Fotos: Institucional

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