Copom aumenta taxa de juros para 10,75% ao ano

Você está visualizando atualmente Copom aumenta taxa de juros para 10,75% ao ano

O Copom decidiu por unanimidade aumentar em 0,25 ponto percentual a Selic chegando a 10,75% ao ano a taxa de juros. A decisão foi motivada pela alta recente do dólar e as incertezas em torno da inflação fazendo com que o Banco Central decidisse elevar os juros pela primeira vez em mais de dois anos. A decisão era esperada pelo mercado financeiro

A última alta dos juros acontecei em agosto de 2022. Na ocasião a taxa subiu de 13,25% para 13,75% ao ano.
A Selic é o principal instrumento do Banco Central para manter sob controle a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). No mês de agosto, o IPCA negativou em 0,02%, influenciado pela queda no preço da energia conforme apurou o IBGE.

Mas com a expectativa de aumento da inflação devido a bandeira vermelha que começa a ser cobrada em setembro, aliado a seca prolongada e os impactos nos preços dos alimentos e o IPCA deve encerrar 2024 em 4%, segundo Relatório de Inflaçãodo BC. Em meio a tudo isso o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se posicionou contrario ao aumento da inflação.

Vale lembrar que o Boletim Focus é mais pessimista quanto a taxa de inflação: ele credita que seja encerrado o ano com taxa de 4,35%. No mês anterior era de 4,22%

Efeitos

O aumento da Selic vai impactar em uma serie de situações como o crédito mais caro, desestimulo à produção e consumo. No último Relatório de Inflação, o Banco Central aumentou para 2,3% a projeção de crescimento para a economia em 2024, entretanto o dado pide sofrer revisão após o crescimento de 1,4% no Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre. O boletim Focus, em sua última edição, considera expansão de 2,96% do PIB em 2024.

Foto Marcello Casal Junior/Agência Brasil

Compartilhe:

Deixe um comentário