Conselho antecipa mistura com 14% de biodiesel para março de 2024

Você está visualizando atualmente Conselho antecipa mistura com 14% de biodiesel para março de 2024

Da Redação

Antes prevista para 2025, a mistura do diesel com 14% do biodiesel (B14) foi antecipada para março de 2024. O B15 passou de 2026 para 2025, conforme decisões desta terça-feira (19) da 42ª reunião do Conselho Nacional de Política Energética. O encontro teve as participações do presidente Lula e do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin.

Segundo o governo federal, a antecipação do B14 evitará a emissão de cinco milhões de toneladas de CO2 gerada pelo diesel, além da redução de cerca de R$ 7,2 bilhões na importação de diesel fóssil. “O Brasil é capaz de produzir combustíveis de alta qualidade e mais sustentáveis. Temos que apostar na transição energética e transformar o Brasil em um país ativo e altivo”, afirmou Lula.

O CNPE também suspendeu a importação de biodiesel, revertendo decisão do governo anterior. “A ANP vem avançando muito na certificação da qualidade dos biocombustíveis”, lembrou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que preside o colegiado. A maior demanda pelo biodisel tem impacto para criar 14 mil empregos no próximo ano.

O conselho também instituiu um grupo de trabalho para estudar a viabilidade técnica da elevação do percentual de etanol na gasolina de 27,5% para 30% (E30).A adoção do E30 é um dos eixos do Projeto de Lei do Combustível do Futuro, apresentado pelo MME.

Foto: Ricardo Stuckert

Compartilhe: