Casarão próximo à Associação Comercial desaba

Você está visualizando atualmente Casarão próximo à Associação Comercial desaba

Um casarão tombado pelo Iphan localizado na parte de traz da sede da Associação Comercial da Bahia (ACB) desabou na manhã desta quinta-feira (25). Não há informação de feridos. A área foi interditada pela Defesa Civil de Salvador (Codesal) na quarta-feira, diminuindo os efeitos do desabamento.


O imóvel, parcialmente destruído, abrigou o tradicional restaurante Colon por 107 anos. Segundo a Codesal, o prédio já tinha sido evacuado após vistoria datada de setembro de 2020, quando as condições do imóvel já eram precárias.

O funcionamento só poderia ser retomado com a recuperação das estruturas, principalmente nos últimos andares, justamente a área desabada. Mas os serviços não foram realizados pelo proprietário.

De acordo com o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macedo, houve novos estalos na edificação na quarta, motivando nova vistoria e isolamento da área. O Iphan foi informado no mesmo dia. Prédios vizinhos não correm risco. Para o diretor, o inevitável aconteceu.

“De lá (em 2020) para cá, foram diversas vistorias e notificações”, explicou Sosthenes Macedo. “Vinhamos lutando, brigando para que o particular (o dono) cumpra o seu papel na Lei de Manutenção Predial de fazer a manutenção para garantir a estrutura dessa importante edificação no cenário histórico de Slavador”. Com informações da TV Bahia e da TV Aratu.

Foto: reprodução TV Bahia

Compartilhe:

Deixe um comentário