Bolsonaro pede outra vez afastamento de Moraes de inquérito sobre golpe

Você está visualizando atualmente Bolsonaro pede outra vez afastamento de Moraes de inquérito sobre golpe


Os advogados do ex-presidente Jair Bolsonaro deram entrada com novo recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo que o ministro Alexandre de Moraes seja afastado da relatoria do inquérito no qual apura a possível existência de uma tentativa de golpe nos atos de 8 de janeiro de 2023. O entendimento da defesa de Bolsonaro é que ele é um dos interessados no processo. Na semana passada o atual presidente do DTF, o ministro Luís Roberto Barroso, negou o pedido anterior com base similar dos advogados de Bolsonaro.

Barroso, em sua manifestação, disse que a defesa não obteve sucesso em dar lucidez em causas que justificassem o impedimento. Na nova petição os advogados de Bolsonaro retornaram a esta questão. Eles se baseiam na decisão em que autoriza a Operação Tempus Veritatis, que apura os atos de 8 de janeiro e coloca Bolsonaro e auxiliares diretos no olho de um furacão como supostos responsáveis pelo planejamento de um golpe. Os advogados de Bolsonaro entendem que Moraes teria interesse pessoal e, desta forma não poderia ser também relator. “Ora, inegável que a posição do Ministro Relator no papel de vítima implica automática e manifestamente seu interesse direto no feito”, diz a nova petição.

O novo recurso, agora sob a forma de agravo regimental, deverá agora ser apreciado outra vez por Barroso, que deve decidir se Moraes fica ou não na relatoria.

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Compartilhe:

Deixe um comentário