A bolsa de valores B3 registra queda de 0,63% por volta das 16hs desta quarta-feira (17). O pregão é pressionado por exterior negativo e desvalorização de seus dois principais papeis, a mineradora Vale e a estatal Petrobras. O Ibovespa, que já iniciou o dia abaixo dos 130 mil pontos (129.293), marca agora 128.482 pts.
No campo externo, o mercado dos Estados Unidos mantém queda firme de olho na divulgação, pelo Federal Reserve, de dados sobre emprego e produção. Internamente, a alta do varejo ampliado (que considera também vendas de veículos e materiais de construção) diminui os temores de a divulgação do PIB do quarto trimestre revelar queda.
Os investidores estão de olho na reunião do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, com o presidente Lula sobre a MP da reoneração da contribuição previdenciária em setores revelantes da economia. No câmbio, o dólar tem ligeira alta (0,18%). A divisa está sendo negociada a R$ 4,93.
O papel da Petrobras tem queda de 0,55%, sendo cotado a R$ 37,89. Durante a sessão, a companhia informou que a construção do segundo trem da Rnest, refinaria localizada em Abreu e Lima (PE), será iniciada no segundo semestre. Na B3, a Vale lidera as ações em volume de vendas, com queda na cotação de -1,85%. Fontes: Reuters e Infomoney.
Foto: reprodução/blog Bora Investir/B3