ApexBrasil aprimora painel de inteligência de mercado

Você está visualizando atualmente ApexBrasil aprimora painel de inteligência de mercado

A ApexBrasil aprimorou o painel de inteligência de mercado e expandiu o leque de países para realizarem negócios com o Brasil. A ação envolve diretamente a identificação de padrões de comércio e investimentos, oportunidades, riscos e, igualmente, para a definição de estratégias que impulsionem os produtos brasileiros no mundo. O serviço da ApexBrasil é disponibilizado, de modo gratuito, numa plataforma que auxilia exportadores a identificar oportunidades para seus produtos em mercados internacionais, o Mapa de Oportunidades, que vem sendo atualizado com novos países e expondo maior grau de oportunidades.

Criado em 2015, o Mapa permite o usuário analisar o desempenho das exportações ao redor do mundo e identificar os mercados existentes que já importam certos produtos, incluindo valores importados, principais fornecedores. A partir do cruzamento de dados de competitividade do Brasil e das demandas internacionais, é possível identificar novas oportunidades de mercado e apoiar as empresas a elaborar a melhor estratégia de inserção internacional para seus produtos.

Agora, além da atualização dos dados para o ano-base de 2022, a Inteligência fez uma nova melhoria: a ampliação de países analisados no Mapa. Antes eram 144, e agora são 175 países, o que aumenta ainda mais a disponibilidade de dados, não só de comércio, mas também de acesso a mercado.

O Mapa traz também as tarifas aplicadas, com os dados mais atualizados disponibilizados pelos bancos de dados da Organização Mundial do Comércio (OMC) e do International Trade Center (ITC). Em termos de representatividade, os 175 países inclusos no Mapa correspondem a 98,8% de tudo o que foi comercializado no mundo em 2022. Além disso, esses 175 países foram também destinos de 99,8% de todas as exportações brasileiras no mesmo ano.

Mas os benefícios para os usuários do Mapa de Oportunidades não param por aí: a ampliação do número de países permite também identificar mercados diferentes, e encontrar dados de importação, para produtos mais nichados. Aqui citamos dois exemplos: a carne de pato, que apresenta uma oportunidade de Abertura para o Afeganistão, e tratores, com oportunidades identificadas no Suriname, sendo os dois países inclusos agora no Mapa.

Foto Divulgação

Compartilhe:

Deixe um comentário