África é homenageada no bloco Happy

Você está visualizando atualmente África é homenageada no bloco Happy

Um dos blocos infantis mais tradicionais de Salvador: bloco Happy, comandado por Tio Paulinho, vai homenagear a África. Para isso o bloco traz cores, ritmos e influências que valorizam toda contribuição do continente africano para a musicalidade e cultura baiana. “Sempre tive o desejo de homenagear o continente africano, que influenciou e continua influenciando diretamente nosso carnaval, nossa música, dança, culinária e comportamento. Somos fruto da herança africana. E o carnaval é um excelente momento para celebrarmos e valorizarmos essa mistura que faz parte da nossa cultura”, anuncia o fundador do bloco Tio Paulinho.

O Happy, que leva crianças e famílias sai no sábado de Carnaval, 10 de fevereiro, no circuito Dodô, no percurso invertido (Ondina/Barra), a partir das 10h. Na programação está o “Encontro de Tios” com a Banda Tio Elétrico e a cantora Mariana Silva ao lado de Tio Paulinho, o anfitrião do bloco desde sua criação no ano de 1993. “O carnaval de Salvador a vida toda deve prestar homenagem à África, nossa terra mãe, dos tambores e ritmos. Isso é ainda mais importante em um bloco infantil para que a gente possa trazer para as crianças uma visão diferente do que ensinam as escolas. A África não é somente um lugar de onde vieram pessoas escravizadas, é o berço de riqueza cultural e da nossa ancestralidade”, afirma Tom, vocalista da Banda Tio Elétrico.

A banda está preparando um repertório especial para animar a garotada. Entre os hits de sucesso do carnaval baiano, a música Safari Maluco foi composta especialmente em homenagem à África. “A música imagina um safari onde os animais se mesclam uns com os outros, surgindo desta mistura a Focamelo, o Tatubarão, o Macacoelho, o Rinoceronça e muitos outros animais inusitados”, diverte-se Tom. A cantora Mariana Silva, que fez parte da formação da banda do bloco como backing vocal quando era puxado pela cantora Eliana, se diz emocionada. “Para mim, que sou uma cantora baiana negra, me sinto especialmente emocionada por tocar em um bloco que reconhece essa herança africana tão rica, a origem de muito da nossa musicalidade, ritmo, cultura e hábitos. Vai ser um desfile lindo!”, promete Mariana Silva.

Vendas

A expectativa é reunir mil associados, entre crianças e seus acompanhantes, além dos personagens animados que acompanham a festa durante todo o circuito. Tio Paulinho tem uma história de mais de 30 carnavais. Os abadás já estão à venda na Central do Carnaval e Sympla. “É uma alegria saber que ao longo de três décadas contribuímos para eternizar essa festa com a formação de novos foliões. Muitos veteranos e apaixonados pelo carnaval deram os primeiros passos na folia no Bloco Happy”, destaca Tio Paulinho.

Bloco Happy_Crédito Divulgação

Compartilhe:

Deixe um comentário