A Associação Baiana de Pessoas com Epilepsia, Familiares e Amigos- ABPEFA- realiza no dia 5 de dezembro, quinta-feira, às 19h, no Auditório da Universidade Estácio de Sá, no Stiep, uma confraternização de final de ano. Para a presidente da Associação, Alessandra Nascimento, trata-se de um momento único. A ABPEFA foi criada este ano e tem um curriculo de ações: em agosto aconteceu a primeira edição do Seminário ‘Salvador: Convivendo com a Epilepsia’, que trouxe especialistas de diferentes áreas como direito previdenciario, área medica, educação, dentre outros, para discutir a tematica. Segundo a presidente já está no plano de ação da entidade realizar a segunda edição do seminario em 2025. “Pretendemos dialogar e dar mais visibilidade a questão da Epilepsia. Neste ano também realizamos em setembro lives sobre a saude mental que despertaram a consciência de muitas pessoas sobre os cuidados e a importância da rede de apoio das Pessoas com Epilepsia. É preciso ressaltar que criamos parcerias e, atualmente, estamos com um questionário levantando dados sobre a Epilepsia e como ele está sendo tratada no ambito municipal e estadual. Por meio dele poderemos compartilhar informações com o poder público para que possamos dialogar e criar ações propositivas de acolhimento que reverberem em melhores condições para a saude da pessoa com epilepsia na Bahia”, revela.
No dia 5 está prevista a apresentação da palestra “Inclusão no Mercado de Trabalho”, ministrada pelo psicólogo e conselheiro da instituição, Josias Brasil e, em simultâneo o lançamento do livro “Não morra por isso – contos da vida”, da editora Sorian, do professor Geraldo Francisco dos Santos. O livro, que aborda textos literários, será vendido a R$ 49,90 e a renda revertida as ações da ABPEFA.
Na ocasião será dada posse à Comissão de Pesquisa da Associação, tendo como lider o neurologista e membro da Sociedade Baiana de Neurologia, Dr. Victor Mascarenhas de Andrade Souza. O objetivo é difundir as pesquisas sobre a Epilepsia e novos tratamentos por meio de palestras e publicações facilitando acesso ao público.
Também faz parte da programação a assinatura de convênios e homenagens à pessoas e empresas que ajudaram a Associação e a causa da Epilepsia no ano de 2024, dentre elas a Universidade Estácio de Sá e a empresa Frente & Verso Comunicação.
O evento é gratuito e os estudantes que participarem receberam certificado de presença enviado por e-mail.
Os interessados devem se inscrever no link https://forms.gle/iZht87XpWeew4AAH6