Marcas baianas se destacam na BFSHOW, principal feira de calçados do Brasil

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A Bahia é o 5º maior estado produtor de calçados do Brasil em número de pares. Segundo dados do IBGE e da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), produz uma média de 49 milhões de pares por ano – número que corresponde a 5,3% da produção nacional de 2023 e vem aumentando ano após ano. Prova dessa força no mercado nacional é a presença de diversas empresas de calçados e acessórios do Estado na 3ª edição da BFSHOW, a principal feira de calçados do País, realizada pela Abicalçados com organização da NürnbergMesse Brasil. O evento, que será realizado entre os dias 11 e 13 de novembro, em São Paulo/SP, é uma das mais importantes vitrines do setor para compradores nacionais e internacionais.

A Calçados Maria Isabel, de Conceição do Coité, é uma das empresas que estará nesta edição. A fabricante, que atua em todo o Brasil, com destaque para estados do Nordeste e Sudeste, reforça o valor de participar do evento. “Para a marca é muito importante estar na BFSHOW. Levamos nossos calçados, sempre inovadores em modelagem, conforto e qualidade para a feira com o objetivo de conquistar novos mercados”, afirma o diretor-geral Fideles Ferreira das Merces.

O executivo celebra os dados de 2024. De acordo com ele, a Calçados Maria Isabel vem registrando um crescimento de 25% em vendas e produção ao longo do ano, com expectativa de fechar 2024 na marca de 30%, aproveitando a participação na BFSHOW e as festas de fim de ano. Dados positivos como esses também foram medidos em todo o Brasil. Números da Abicalçados, com base nos índices do IBGE, apontam que a produção cresceu 3,9% entre janeiro e julho no comparativo com o mesmo período do ano passado, para mais de 500 milhões de pares produzidos.

Com sede em Itambé, a VillaRosa é outra empresa que espera fechar 2024 com bons resultados. Segundo Morganna Luz da Silva, do departamento comercial da marca, enquanto o primeiro semestre foi mais desafiador, o segundo mostrou sinais de recuperação. “Apesar dos desafios macroeconômicos ainda presentes, nossa capacidade de adaptação, incluindo diversificação de canais de venda, ajustes de preços e preparação para as festas de fim de ano, foram cruciais para sustentar o desempenho ao longo do ano.”

A empresa, que atua em todo Brasil, mas com presença mais forte no Norte e Nordeste, também estará na BFSHOW com seus próximos lançamentos. “A feira coloca nossa marca em evidência e reforça a maneira como somos reconhecidos pelo mercado. Além disso, é um ótimo termômetro das condições do setor calçadista no geral”, completa.

A Bahia é o 3º estado que mais emprega mão de obra dentro do setor, sendo responsável por 14,2% das mais de 280 mil vagas disponíveis na indústria, de acordo com dados de 2023 do Novo CAGED, do Ministério do Trabalho e Emprego. Em 2023, subiu duas posições no ranking e fechou o ano como o 4º maior estado exportador de calçados no Brasil. Em termos de preço médio das exportações, entretanto, assume o primeiro lugar, com ticket de US$ 20,5, enquanto a média nacional é de é US$ 9,9 por par.

Credenciamento aberto e novo local

A BFSHOW está com credenciamento aberto para lojistas, importadores e profissionais do setor pelo site bfshow.com.br. Em novembro, a feira muda de local e é realizada no recém-reformado Distrito Anhembi, na zona norte da capital paulista. O espaço conta com 64 mil metros quadrados de área expositiva, centro de convenções, hotéis com mais de 7 mil apartamentos em um raio de 5 quilômetros, restaurante de 1,3 mil metros quadrados e áreas de convivência e natureza. Para a organização, a mudança representa um passo importante para tornar a BFSHOW uma das principais feiras do setor no mundo.

Foto: Divulgação

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