A Nestlé Brasil e Enel Brasil firmaram acordo e estarão criando três consórcios visando a autoprodução de energia eólica para abastecer cinco fábricas da Nestlé Brasil. As usinas eólicas, situadas no complexo Cumaru, no Rio Grande do Norte, são operadas pela Enel Green Power, do Grupo Enel. A Nestlé vai ter participação de 40% a 47% nas três usinas.
Segundo a Nestlé o objetivo é evitar desperdícios e economizar recursos. A multinacional tem em foco a preocupação ambiental desde os anos 80 adotando a energia renovável em suas fábricas. Ela também exerceu no país o pioneirismo no uso de biomassa. Desde 2017, todas as fábricas são abastecidas por energia elétrica renovável. O desafio atual é promover maior diversificação de fontes de energia verde. A autoprodução também vai proporcionar maior estabilidade nos custos.
A energia limpa vai abastecer as usinas dos estados de São Paulo (nas cidades de São José do Rio Pardo e Ribeirão Preto), Espírito Santo (em Vila Velha) e Minas Gerais (nos municípios de Ibiá e Ituiutaba), que são as responsáveis pela fabricação do leite NINHO®, chocolates Garoto e produtos de nutrição animal da Purina. Pelo acordo, a Enel Green Power será líder dos consórcios e responsável pela operação dos parques. A operação, já aprovada pelo CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) vai para aprovação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Foto: Divulgação / Nestlé