Venda de veículos elétricos cresce 145%

Você está visualizando atualmente Venda de veículos elétricos cresce 145%

A venda de veículos elétricos cresceu 145% no primeiro trimestre de 2024. O número mostra-se como o segundo melhor mês da série histórica da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), com 13.613 emplacamentos. De janeiro a março, as vendas de eletrificados chegaram a 36.090 e bateram mais um recorde, com aumento de 145% sobre o mesmo período do ano anterior (14.786).

Os 13.613 emplacamentos de março representam um crescimento de 127% sobre março de 2023 (5.989). Em relação a fevereiro de 2024 (10.451), o aumento foi de 30%. As vendas do mês só foram superadas pelo recorde de dezembro de 2023 (16.279). Esse desempenho é impulsionado por uma série de fatores, incluindo investimentos na infraestrutura de recarga, incentivos do programa governamental Mover, uma ampla oferta de modelos e campanhas de divulgação realizadas pelas montadoras.

“Os números confirmam o que temos afirmado há vários meses: o consumidor brasileiro gosta cada vez mais do veículo elétrico e dá preferência aos produtos mais modernos e sustentáveis”, disse o presidente da ABVE, Ricardo Bastos. “Esse processo tende a se aprofundar, desde que o governo continue dando as sinalizações corretas, como tem dado até agora”, acrescentou o executivo.

“O resultado será o desenvolvimento de uma ampla cadeia produtiva e industrial associada ao transporte elétrico no Brasil e a consolidação da eletromobilidade como uma das rotas tecnológicas da descarbonização da economia”, concluiu Ricardo Bastos.

O primeiro trimestre de 2024 também consolidou a liderança dos veículos leves elétricos plug-in (BEV+PHEV) no mercado brasileiro, com nada menos de 24.766 emplacamentos, ou 68% dos 36.090 eletrificados comercializados no período. São números especialmente importantes, pois representam um total de 5,1% de participação (market share) sobre as vendas domésticas totais de automóveis e comerciais leves, de todos os tipos de motorização no período (483.303, segundo a Fenabrave).

Isso significa que o mercado brasileiro de veículos plug-in (que têm recarga externa) já ultrapassou o marco simbólico de 5% das vendas totais do setor automobilístico. Este índice é internacionalmente conhecido como o limiar para a consolidação de uma nova tecnologia.

No primeiro trimestre, foram 14.134 BEV 100% elétricos vendidos, com um aumento expressivo de 614% nesse segmento sobre o mesmo período de 2023 (1.980). Quanto aos elétricos híbridos plug-in PHEV, no acumulado do primeiro trimestre as vendas foram de 10.632 veículos – crescimento também acentuado de 114% sobre o primeiro trimestre de 2023 (4.959).

Foto ABVE/Divulgação

Compartilhe:

Deixe um comentário