Vale a partir de hoje a regulamentação da RF para Autorregularização Incentivada de Tributos

Você está visualizando atualmente Vale a partir de hoje a regulamentação da RF para Autorregularização Incentivada de Tributos

Até 1/04 os contribuintes com dívidas poderão regularizar sua situação junto ao Fisco. A intenção do governo é, por meio de incentivos aos contribuintes, regularizar débitos não declarados, evitando autuações e litígios tributários.

Podem ser incluídos na autorregularização tributos que não tenham sido constituídos até 30 de novembro de 2023, inclusive em relação aos quais já tenha sido iniciado procedimento de fiscalização, e tributos constituídos no período entre 30 de novembro de 2023 até 1º de abril de 2024.

A autorregularização incentivada abrange todos os tributos administrados pela RFB, incluídos os créditos tributários decorrentes de auto de infração, de notificação de lançamento e de despachos decisórios que não homologuem, total ou parcialmente, a declaração de compensação.

A dívida consolidada pode ser liquidada com redução de 100% das multas e juros, sendo necessário o pagamento de 50% da dívida como entrada, com o restante parcelado em até 48 prestações mensais. A adesão à autorregularização incentivada de tributos requer a formalização de um pedido por meio do Portal e-CAC, seguindo as diretrizes da Instrução Normativa RFB Nº 2.066, de 24 de fevereiro de 2022. Durante a análise do requerimento, a exigibilidade do crédito tributário fica suspensa. A aceitação implica em confissão extrajudicial irrevogável da dívida.

 

Foto: marcojean20/Pixabay

Compartilhe: