A plataforma 100 Open Startups divulgou as empresas premiadas na 9ª Edição do Ranking 100 Open Startups, que reconhece as 100 startups e corporações que mais praticam inovação aberta no país. A Ultragaz, empresa que atua com soluções em energia para negócios e domicílios de forma segura, eficiente e sustentável, foi um dos destaques na categoria Óleo & Gás, ocupando a segunda colocação. No ranking geral, a companhia aparece na 68ª posição. O resultado marca um avanço significativo na trajetória da companhia na premiação, já que, em 2023, a Ultragaz conquistou a 92ª posição no ranking geral e assegurou o quinto lugar na categoria Óleo & Gás.
Para a diretora de Tecnologia e Inovação da Ultragaz, Vivian Gasperino, a premiação reconhece o empenho da companhia em evoluir tanto os serviços oferecidos aos consumidores quanto suas parcerias estratégicas. “A inovação faz parte da história e da estratégia da Ultragaz. Esse reconhecimento reflete nosso propósito de usar a energia para mudar a vida das pessoas, valorizando o apoio das startups para aprimorarmos as soluções oferecidas pela companhia, além de contribuirmos para a transformação energética no Brasil”, destaca a executiva.
Entre as iniciativas que destacaram a companhia na premiação, está a implementação de um canal exclusivo para a conexão direta com startups. O portal foi criado para aproximar startups de diversos segmentos dos desafios e oportunidades da Ultragaz, permitindo que apresentem seus serviços diretamente, facilitando a interação e a colaboração.
A companhia se destacou também pelas soluções inovadoras para gestão mais eficiente de processos jurídicos, para educação corporativa, para melhorias na experiência do cliente e, ainda, soluções para novas energias e suas aplicações, como digitalização dos medidores de gás, que reforçam o compromisso da Ultragaz com o futuro e a inovação.
Publicado desde 2016, o ranking Top 100 Open Corps se consolidou como uma referência para empresas e investidores que buscam oportunidades de investimento em startups. No ciclo 2024 — que compreende o período de julho de 2023 a junho de 2024 — foram registrados 62.216 relacionamentos de open innovation entre corporações e startups, totalizando mais de R$ 10,8 bilhões, um crescimento de 69% em relação a 2023.
Das 9.419 corporações que buscam startups no país, 6.001 tiveram relacionamentos de open innovation com ao menos uma startup e, das 39.550 startups que fazem parte da plataforma 100 Open Startups, 5.077 fecharam negócios com ao menos uma corporação. O setor de Energia Elétrica e Renováveis foi um dos que mais investiram em open innovation com startups no período.
Foto: Divulgação Ultragaz