Sondagem da obra da ponte começa por Vera Cruz

Você está visualizando atualmente Sondagem da obra da ponte começa por Vera Cruz

O antigo e sonhado projeto da ponte Salvador-Itaparica deu um novo passo na quarta-feira (31), quando o consórcio chinês responsável pela obra iniciou a sondagem do solo que norteará a infraestrutura do equipamento. O trabalho começou às 15h48, em Vera Cruz, por meio de coleta de amostras do terreno onde serão fincados os pilares. A notícia foi divulgada pelo governador Jerônimo Rodrigues, via redes socais.

“A sondagem é o primeiro passo para a compreensão das características do solo e definição da fundação da ponte. Junto ao presidente Lula, estamos completamente empenhados para que esse sonho se torne realidade, transformando a vida de baianas e baianos”, afirmou o chefe do Executivo. A obra foi anunciada inicialmente em 2020, mas teve seu início adiado pela pandemia de Covid-19 e, em consequência desta, o aumento de preços dos insumos.

Na sondagem, uma máquina perfuratriz vai retirar amostras do terreno em cada ponto dos pilares que sustentarão a ponte. O trabalho em terra envolve duas perfurações em Vera Cruz e outra em Salvador. A sondagem em mar está prevista para março e utilizará plataformas a serem instaladas na Baía de Todos-os-Santos. “Hoje demos um grande e importante passo rumo à concretização dessa nova solução de mobilidade que vai ampliar as perspectivas de futuro da Bahia”, comentou o presidente da Concessionária, Cláudio Villas Boas.

A ponte Salvador-Itaparica visa beneficiar 250 municípios, ao encurtar as distâncias de deslocamentos dentro do estado, contemplando cerca de 10 milhões de pessoas. Devem ser gerados 7 mil empregos. A via terá 12,4 quilômetros de extensão sobre o mar, a maior da América Latina. Tamém serão construídos novos acessos viários em Salvador e Vera Cruz.

O investimento, após a reestruturação dos contratos, é de R$ 9 bilhões, custeado por uma Parceria Público-Privada (PPP). Além do Governo da Bahia, participa da obra o consórcio formado pela China Railway 20th Bureau Group Corporation (CR20) e China Communications Construction Company (CCCC).

Foto: Fernando Vivas/GOVBA

Compartilhe:

Deixe um comentário