Serviços crescem 0,7% em janeiro, diz IBGE

Você está visualizando atualmente Serviços crescem 0,7% em janeiro, diz IBGE

O IBGE divulgou dados da Pesquisa Mensal de Serviços,  PMS, que identificou que, no mês de janeiro, o volume de serviços prestados no país cresceu 0,7% comparado a dezembro. Trata-se do terceiro resultado positivo consecutivo, acumulando alta de 1,9%.

Quatro das cinco atividades pesquisadas cresceram: informação e comunicação (1,5%); serviços profissionais, administrativos e complementares (1,1%) e transportes (0,7%). Os serviços prestados às famílias apresentou queda de 2,7%.

O setor de serviços está 13,5% acima do nível de fevereiro de 2020 (pré-pandemia) e 0,7% menor que dezembro de 2022 (consiserado como ponto mais alto da série histórica).

Trata-se do quarto resultado positivo seguido para o setor de informação e comunicação (1,5%), que vem acumulando no período ganho de 3,8%. O principal impacto positivo ficou com a parte de serviços audiovisuais (27,6%), através do aumento da receita das empresas que atuam com programadoras de conteúdo para TV fechada e plataformas de streamings.

Queda no Turismo

A pesquisa mostrou que em janeiro de 2024, o índice de atividades turísticas caiu 0,8% comparado com dezembro de 2023, após a expansão de 2,6% em dezembro. Assim o segmento de turismo se encontra 3,5% acima do patamar de fevereiro de 2020, mas 4,3% abaixo do ponto mais alto da série, alcançado em fevereiro de 2014.

Apenas quatro dos 12 locais pesquisados registraram este movimento de queda encontrado na atividade turística nacional (-0,8%). As influências negativas vieram do Rio de Janeiro (-5,7%) e Rio Grande do Sul (-6,2%). Já no sentido contrário, ou seja, atividade em alta, estão os estados do Ceará (11,9%), Bahia (2,7%), São Paulo (0,3%) e Minas Gerais (1,1%).

Transporte de passageiros cresce

O IBGE identificou pela pesquisa que o mês de janeiro aumentou o crescimento do volume de transporte de passageiros no Brasil. Com alta de 2,9% frente ao mês anterior. O volume do transporte de cargas cresceu 0,6% em janeiro de 2024, após queda de 0,9% em dezembro.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Compartilhe:

Deixe um comentário