Semob testa ônibus elétrico em linha experimental no Centro Histórico de Salvador

Você está visualizando atualmente Semob testa ônibus elétrico em linha experimental no Centro Histórico de Salvador

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Mobilidade (Semob), inicia a partir desta sexta-feira (31), às 9h, testes em uma linha experimental utilizando ônibus 100% elétrico, ligando a Praça da Sé ao Largo do Campo Grande. A iniciativa faz parte dos esforços da administração municipal para promover uma mobilidade mais sustentável e moderna, além de fortalecer o Centro Histórico da capital, que vem recebendo uma série de intervenções e melhorias. O lançamento contará com a presença da vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo (Secult), Ana Paula Matos, do titular da Semob, Pablo Souza, entre outras autoridades.

Os testes serão realizados no período de 30 dias e fazem parte de uma iniciativa do Fórum Baiano dos Secretários de Mobilidade, que oferece a diversas cidades baianas a possibilidade de testar veículos elétricos nas mais diversas condições de tráfego e relevo da cidade. Além de Salvador, outras cidades contempladas são Jequié, Vitória da Conquista, Luís Eduardo Magalhães, Camaçari e Feira de Santana.

Durante o período de teste, a linha E012 – Praça das Sé – Campo Grande terá seu ponto final na Rua das Vassouras. De lá, passará pela Praça da Sé, onde será instalado um ponto de ônibus provisório, Rua da Ajuda, Carlos Gomes, até o Largo do Campo Grande, retornando pela Avenida Sete de Setembro e Rua Chile.

A linha vai circular das 07h às 20h em dias úteis e das 07h às 13h aos sábados, sem operação aos domingos. Será cobrada a mesma tarifa já aplicada na cidade, de R$5,60, e somente será aceito pagamento com bilhete eletrônico. Uma equipe da Integra estará no local para que os usuários que não possuem o cartão possam adquiri-lo antes de utilizar a linha.

Segundo o secretário de Mobilidade, Pablo Souza, a ação representa mais um passo na modernização do transporte público e no compromisso da gestão com a sustentabilidade. “Estamos testando novas tecnologias que tornam o transporte mais limpo, silencioso e confortável. Essa experiência vai nos ajudar a planejar o futuro da mobilidade em Salvador, de forma cada vez mais integrada e menos poluente”, destacou o gestor.

A escolha do trajeto entre a Praça da Cruz Caída e o Largo do Campo Grande considera o intenso fluxo de pessoas em uma região que concentra não apenas áreas comerciais e residenciais, como também equipamentos culturais, religiosos e históricos.

“A linha também reforça o conjunto de ações voltadas à valorização do Centro Histórico que vem sendo realizada pela Prefeitura, que incluem a requalificação do Elevador Lacerda, do Plano Inclinado Gonçalves, da Praça Maria Felipa no Mercado Modelo, da Casa da Música e de outros centros culturais e espaços públicos”, pontuou o secretário.

A ideia é avaliar o desempenho da linha na região para futuramente torná-la uma opção de transporte permanente. De acordo com o secretário, além de se tornar mais uma alternativa de transporte para quem circula pela região, também pode fortalecer o turismo. O período de testes foi escolhido por se tratar do início da temporada de cruzeiros e da proximidade com as festas de final de ano.

Iniciativa – A operação da linha elétrica experimental integra as ações do programa de sustentabilidade urbana da Prefeitura de Salvador, que vem investindo em soluções inovadoras para melhorar a mobilidade e reduzir os impactos ambientais.

A proposta é tornar o transporte público mais eficiente, acessível e alinhado aos compromissos internacionais de sustentabilidade. A linha também faz parte do Plano de Governo da atual gestão municipal, que prevê a criação de linhas de ônibus circulares na região do Centro Histórico e Comércio, operadas por ônibus elétricos, buscando reduzir a emissão de gases poluentes provocada pelo transporte coletivo na área.

Sobre o ônibus – A linha será operada pelo veículo modelo Azure 9, da montadora TEVX Higer, um ônibus elétrico de 9 metros. O veículo é equipado com um sistema de ar-condicionado elétrico, vidros com proteção UV e portas USB posicionadas nos balaústres e bancos.

Além disso, conta com piso totalmente baixo e um sistema de ajoelhamento que permite ao ônibus “deitar” para o lado da porta, facilitando o embarque e desembarque de passageiros, principalmente aqueles com mobilidade reduzida, idosos e pais com carrinhos de bebê.

Informações e foto: Ascom Semob

Compartilhe:

Deixe um comentário