A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) e a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) fecharam um Acordo de Cooperação Técnica com a para elaboração do Plano Regional de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) do Alto Paraguaçu/Chapada Diamantina. O convênio acontece por meio da cooperação internacional da SEI com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNDU), no projeto intitulado “Informação a Serviço da Sociedade”, que tem por objetivo implementar diversos trabalhos prioritários e estratégicos do órgão.
A cooperação foi assinada pelo diretor-geral da SEI, José Acácio Ferreira, e o chefe de gabinete da Sema, André Ferraro. O diretor da SEI explicou que “a parceria com o PNUD, onde se inserem os trabalhos deste acordo de cooperação com a Sema, tem como objetivo fortalecer as capacidades essenciais de produção, análise e disseminação de informações do órgão. Passamos a atuar com mais força e relevância na produção de dados e evidências científicas para subsidiar a tomada de decisão sobre aspectos geográficos, ambientais, sociais e econômicos do estado da Bahia”.
A parceria com a Sema foi tratada em reuniões para acerto final da cooperação internacional na sede da ONU – Organização das Nações Unidas, e a agenda incluiu apresentação, troca de estudos e relatórios das instituições parceiras, apresentação de indicadores de monitoramento para desenvolvimento de ações e estratégias para os projetos sociais e ambientais.
O diretor da SEI anunciou que o escritório da SEI, em Brasília, passa a funcionar como escritório de captação de projetos, incluindo os de PSA. O acordo prevê a realização de estudos, pesquisas, capacitações, desenvolvimento de metodologias para a avaliação e monitoramento de políticas, entre outras ferramentas que devem identificar lacunas e potencialidades do estado da Bahia e permitir a proposição de políticas públicas mais assertivas.
Informações e Foto: SEI/SEMA