Cerca de 82,5 reclamações a cada 100 mil passageiros foram feitas por empresas aéreas que atuam no Brasil somente no 4ª trimestre de 2023, ou seja, aunento de 9,8% no comparativo com o igual período do ano passado.
As informações foram tiradas do Boletim de Monitoramento do Consumidor.gov.br – Transporte Aéreo, publicado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
A Gol foi a que teve maior numero de reclamações – 88,7 queixas a cada 100 mil passageiros – seguida da Latam :77,2 reclamações e a Azul com 75,3 reclamações a cada 100 mil passageiros.
Para o ranking das estrangeiras, a TAP teve 175,1 a cada 100 mil passageiros. Depois a Copa Airlines (80,9), a Air France (76,2), a American Airlines (72,8), a Aerolineas Argentinas (66,5) e a United Airlines (46,3).
No quesito tratamento das reclamações, as empresas tiveram no trimestre índice de solução de 86,1% (7% maior que o 4º trimestre de 2022. A nota média de satisfação no atendimento foi 3,5, em uma escala de 1 a 5 e o tempo médio de resposta para reclamações foi de seis dias.
A Azul teve melhor desempenho no índice de solução de reclamações (91,3%); a Latam ficoi com o menor tempo de resposta (4,7 dias). O índice de solução da Gol foi 86,6% e o da Latam em 85,9%.
As maiores reclamações foram alteração de voo (26,3%), alteração pelo passageiro (15%) e reembolso (14,9%). Também foram listados entre as reclamações a oferta e compra (13,8%), execução do voo (13,1%), transporte e bagagem (10,6%), dentre outros.
Foto José Cruz/Agência Brasil