O Sebrae e a Associação Brasileira de Franchising (ABF) estão lançando conteúdos on-line e gratuitos no Portal da Parceria Sebrae ABF. Esta é a segunda trilha de conteúdos que foca nos empreendedores que buscam comprar uma franquia, ou seja, potenciais franqueados. Lançada em novembro de 2023, a plataforma já disponibilizava a primeira trilha, voltada aos franqueados em atuação, com dicas de gestão para diferentes perfis de empresários.
A nova trilha, batizada de “Quero ser um franqueado”, aborda os desafios de iniciar um novo negócio, o papel do empreendedor, como estudar o potencial de mercado, desenvolver um modelo inovador, conhecer profundamente o público-alvo, pesquisar concorrentes, criar diferenciais competitivos e, principalmente, a importância do planejamento. Vai tratar também de aspectos fundamentais como: Conceitos básicos do franchising; Como se tornar um franqueado; Como escolher a franquia; Relação franqueador e franqueado; Vantagens e desafios do sistema de franquias; e Aspectos comportamentais.
Em 2023, o número de operações de franquia em funcionamento em todo o país cresceu 6,2% sobre o ano anterior, somando mais de 195 mil, sendo que, na amostra pesquisada pela ABF (que representa 43% do faturamento do mercado), o saldo entre abertura e fechamento de operações no período pesquisado foi de 11,4%. Além disso, o empreendedorismo continua em alta no país. Segundo dados da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), divulgada no Brasil pelo Sebrae, seis em cada dez brasileiros têm o sonho de ter o próprio negócio. A taxa de potenciais empreendedores chegou a 53%, o que representa cerca de 51 milhões de pessoas, a segunda maior do mundo.
O presidente do Sebrae, Décio Lima, ressalta que as franquias são populares entre os pequenos negócios e podem ser uma boa opção para quem está começando. “Sabemos que muitos tipos de franquias exigem pouco investimento inicial, representando uma porta de entrada para diversas pessoas no mundo do empreendedorismo. Mas é importante que esses empreendedores e potenciais empresários tenham o conhecimento adequado e as ferramentas necessárias para empreender”, argumenta.
“Nos últimos anos, temos notado que os empreendedores que procuram uma franquia para investir têm buscado mais informações, mas dúvidas importantes persistem, como aspectos legais, como fazer uma análise financeira, quais os principais critérios para avaliação etc. Na trilha que lançamos agora, consolidamos uma ampla gama de conteúdo que pode fazer a diferença na fase inicial de avaliação e na hora da tomada de decisão de compra”, afirma Tom Moreira Leite, presidente da ABF.
Para Moreira Leite, é papel da entidade ser um multiplicador de conhecimento, que gere valor real para seus associados e para o mercado. “Educação é fundamental. Nunca vi um país desenvolvido que não tenha investido de forma maciça em educação. E o franchising é educação; é isso o que pressupõe o seu modelo de negócio: transferência de know how”, completa.
O site da parceria Sebrae e ABF está hospedado no Portal Sebrae, que recebe milhares de visitas por mês. O tema franquias é um dos mais acessados e essa página concentra conteúdos e orientações em diversos formatos, além de textos e vídeos. O conteúdo é 100% on-line, gratuito e estruturado por consultores e especialistas do Sebrae, com apoio e curadoria da ABF. A rede de atendimento do Sebrae está sendo preparada para atender às dúvidas dos interessados em franquias, contando também com o know how da Associação.
“O portal oferece um mergulho completo no franchising, gratuito e na ponta dos dedos para qualquer empreendedor do Brasil, especialmente aqueles que estão começando. E, claro, a preparação e capacitação prévia são a chave para um investimento mais consciente, menores riscos e chances maiores de sucesso”, ressalta o presidente da ABF.
“Além disso, é mais uma oportunidade de geração de renda e inclusão para milhares de brasileiros que desejam apostar em modelos de negócios que já vêm com uma boa estrutura e mais chances de prosperar”, lembra o presidente do Sebrae. “O bom momento que a economia do país atravessa, com a alta do PIB, crescimento dos empregos e inflação sob controle é uma excelente oportunidade para a abertura de novos negócios no formato de franquia, onde os riscos de modelos já testados são relativamente menores”, finaliza Lima.
Foto Divulgação