PicPay integra inteligência artificial da Microsoft

O PicPay integrou o Azure OpenAI Service aos seus canais de atendimento para responder dúvidas dos usuários sobre produtos e serviços, com informações alimentadas pelo time de experiência do cliente. Com a novidade, a companhia se torna uma das primeiras do setor financeiro a aderir à tecnologia.

As capacidades do Azure OpenAI Service foram implementadas no serviço de mensageria do PicPay, a Direct Message (DM), lançada em 2021 e que permite aos usuários conversarem entre si e com a empresa. A utilização dessa tecnologia traz benefícios como respostas rápidas e contextualizadas para dúvidas do dia a dia, e até a possibilidade de direcionar o cliente a etapas específicas da jornada por meio de links. A experiência também é prática para o usuário e segura, sem envolvimento de dados sensíveis.

Nesta fase, o Azure OpenAI Service será capaz de responder questões como quanto rende o dinheiro nos Cofrinhos e dar instruções para pedir um cartão de crédito. Como são informações de utilização do app, trata-se de um ambiente controlado e que foi testado durante um mês para assegurar a qualidade e precisão das respostas, garantindo que os dados individuais de cada conta se mantenham privados. Ainda assim, o cliente conta sempre com uma pessoa para atendê-lo se desejar.

“Desde o início do PicPay, sempre acreditamos no uso de inteligência artificial para entregar cada vez mais valor para nossos usuários. Agora, com a chegada das novas tecnologias de Inteligência Artificial Generativa, estamos dobrando a aposta no uso de IA para potencializar o impacto que trazemos para os nossos clientes, transformando completamente a forma como operamos para entregar produtos e serviços ainda melhores”, afirma Anderson Chamon, vice-presidente de Tecnologia e Produtos do PicPay.

O Azure OpenAI Service será acrescentado à DM pelo time de AI Lab, formado no PicPay especialmente para focar em assuntos de AI Generativa, para complementar esse novo canal de atendimento ao cliente, que se soma aos que já existem, sem disputar ou substituir as demais frentes. A nova funcionalidade já está disponível a um grupo de usuários e, gradualmente, será liberada para toda a base.

Para fazer perguntas e receber respostas que utilizam a IA, basta acessar a DM do PicPay pelo ícone de mensagem no canto superior direito do app e enviar uma mensagem na conversa “PicPay: Atendimento”, que tem um ícone de verificação azul que demonstra que é uma conta oficial verificada do PicPay.

À medida que a experiência de atendimento evoluir, a companhia pretende transformar o chat presente no Azure OpenAI Service em uma espécie de assistente no app, que vai apoiar o cliente de diversas formas, como ao enviar dinheiro para os Cofrinhos, solicitar extratos de transações, entre outras funcionalidades, nos próximos meses. O PicPay decidiu usar seu serviço no Azure para ter todos os pontos de segurança que uma das maiores nuvens do mercado tem e com a qual podem se beneficiar de aspectos importantes como segurança e privacidade, confiabilidade e conformidade.

“O setor financeiro passou por uma transformação rápida e uma das principais razões para essa evolução tem sido a mudança das necessidades dos clientes. O utilizar o potencial da AI para fornecer um atendimento personalizado e natural, permite que os serviços oferecidos pelo PicPay atendam as preferências de seus clientes com a agilidade necessária em um ambiente on-line”, complementa Andrea Cerqueira, vice-presidente de Vendas Corporativas para Clientes e Startups na Microsoft Brasil.

Compartilhe: