CNI: Confiança da indústria melhora e atinge zona positiva

Você está visualizando atualmente CNI: Confiança da indústria melhora e atinge zona positiva

O Índice que mede o ânimo no setor industrial, o Icei avançou 2,2 pontos entre o fim do mês passado e a primeira metade deste, alcançando 51 pontos. O resultado representa uma mudança de tendência, com o empresário da indústria saindo de um diagnóstico de falta de confiança para uma zona de confiança.

Os números recentes do Icei foram divulgados nesta segunda-feira (15), pela Confederação Nacional da Indústria. Ele varia de 0 a 100 pontos, tendo 50 pontos como linha divisória entre os dois cenários.

O otimismo atual foi puxado pelo Índice de Expectativas – projeção para os próximos seis meses -, que melhorou 2,6 pontos e foi para 55,7 pontos. As expectativas sobre a economia brasileira para os próximos seis meses deixaram o campo pessimista, ao saltar de 46,3 pontos para 50,1 pontos.

Segundo a economista da CNI, Larissa Nocko, o resultado de janeiro mostra que a indústria iniciou o ano com a confiança mais intensa e disseminada. “Tipicamente, nos meses de janeiro a confiança registra um patamar mais alto que em relação ao restante do ano, mas vale destacar que o índice começou o ano 4,6 pontos acima de janeiro de 2023”.

Sobre as Condições Atuais, o Icei do primeiro mês do ano subiu 1,5 ponto, ficando em 48,3 pontos. Por estar abaixo dos 50 pontos, ele mostra percepção de piora em relação aos últimos seis meses. A avaliação com relação às próprias empresas deixou o campo negativo, ao passar para 50,2 pontos.

Foto: divulgação/CNI

Compartilhe: