Pesquisa aponta que 60,1 mi de consumidores devem participar de algum Amigo Secreto no Natal

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Com as confraternizações de final de ano, as tradicionais brincadeiras de amigo secreto seguem tanto nos eventos familiares, quanto no trabalho e nas escolas. De acordo com um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, 36% dos consumidores pretendem participar de amigo secreto este ano. Estima-se que 60,1 milhões de pessoas devem participar deste tipo de evento no período do Natal.

Entre os que devem entrar na brincadeira, 53% adoram participar de amigo oculto, 39% consideram que é uma boa maneira de poder presentear gastando menos dinheiro e 14% participam apenas para não serem julgados como antissociais.

Por outro lado, entre os que não pretendem participar, 45% dizem não gostar, 35% não têm o costume no grupo e 23% estão sem dinheiro.

“O amigo secreto é muito mais do que uma simples troca de presentes; é uma poderosa ferramenta de confraternização que permite celebrar o espírito natalino sem exigir grandes despesas individuais. Vemos que a brincadeira é uma boa maneira de presentear gastando menos, o que a torna especialmente atrativa para os consumidores. É uma tradição que movimenta bilhões na nossa economia, mas, acima de tudo, garante que os laços familiares, de amizade e de trabalho sejam fortalecidos de forma leve e acessível a todos”, destaca o presidente da CNDL, José César da Costa.

Gasto médio será de R$ 72 por presente

Em média, os consumidores pretendem participar de 1,6 eventos de amigo secreto, principalmente entre familiares (69%), com amigos (35%) e com colegas do trabalho (28%). A previsão é que seja gasto a média de R$ 72 com cada presente. Estima-se que a brincadeira movimente R$ 6,7 bilhões no varejo neste final de ano.

 Foto Valter Campanato/Agência Brasil

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