Número de lojas virtuais alcança mais de 1,9 milhão em 2023

Você está visualizando atualmente Número de lojas virtuais alcança mais de 1,9 milhão em 2023

 Dados do setor de e-commerce no Brasil mostram um crescimento do número de lojas virtuais de 17%, chegando a mais de 1,9 milhão. As informações são da nova edição da “Perfil do E-Commerce Brasileiro”, realizada pela BigDataCorp, principal empresa de dados da América Latina, avaliando o comércio eletrônico no país e levou mais de 23 milhões de sites brasileiros.
 

“A décima edição do ‘Perfil do E-Commerce Brasileiro’ revela que o comércio eletrônico no Brasil segue em alta, mesmo com a retomada das atividades presenciais. O setor se consolidou como uma opção conveniente, segura e diversificada para os consumidores, oferecendo uma variedade de produtos, serviços e formas de pagamento. A pesquisa também mostra que o e-commerce brasileiro está cada vez mais democrático, atendendo a diferentes públicos e regiões”, afirma Thoran Rodrigues, CEO da BigDataCorp.
 

Crescem as pequenas

A pesquisa mostrou o crescimento das empresas de pequeno porte, com faturamento anual de até R$ 5 milhões. O estudo “Perfil do E-Commerce Brasileiro” mostra queda nos canais de venda físicos: a proporção de e-commerces que possuem loja física caiu para 16,5%, contra cerca de 19% em 2022. Já os marketplaces saltaram de 14.8% para 23.8%. A pesquisa mostra, segundo a BigDataCorp o crescimento do setor de marketplaces no país.
 

Nas lojas online são oferecidos, principalmente, produtos e serviços com preço menor do que R$100 (72,3%). Já itens com valores acima de R$1 mil tiveram uma queda acentuada de 2022 a 2023 (20,5% vs. 15%). Uma grande parcela dos e-commerces (68,4%), possuem uma variedade de até 10 produtos à disposição do consumidor.

O estudo mostra que 73,5% dos e-commerces são familiares, e que 86% deles tem menos de 10 funcionários. Ainda sobre o perfil, 45,7% são empresas individuais, nas quais apenas o empreendedor trabalha e a grande maioria delas nunca sofreu um processo por falha no atendimento ao cliente.
 

Foto: geralt/Pixabay

Compartilhe:

Deixe um comentário