Novas tecnologias de pagamento oferecem boas perspectivas para o varejo, mas evidenciam necessidades de medidas de segurança

 

 

Especialista analisa pagamento por reconhecimento facial e proximidade de cartão a partir das mudanças de comportamento de consumo

Em busca de acompanhar os avanços tecnológicos e seguir tendências, empresas de todos os setores passaram por um processo de transformação digital. O varejo foi um dos segmentos mais afetados positivamente por essa modernização, já que a tecnologia tem se mostrado uma preferência por parte dos consumidores durante o processo de compra – especialmente quando se fala das novas formas de pagamento, como o reconhecimento facial.

As informações são reforçadas por uma pesquisa da consultoria Opinion Box, em parceria com a Dito, em que 86% dos respondentes afirmaram enxergar a tecnologia como aliada no pagamento de suas aquisições. As carteiras digitais são o meio favorito de 53%, seguido de chatbots, com 30%. O QR Code já é usado por 56%.

Os insights do estudo mostram que as pessoas buscam cada vez mais alternativas modernas e que proporcionem agilidade. E como o foco é e sempre será no consumidor, o varejista que deseja se destacar em meio à concorrência, deve acompanhar as tendências.

Novos lançamentos

Na última edição da APAS SHOW, maior evento de supermercados do mundo e a maior feira de alimentos e bebidas das Américas, ficaram evidentes as novas formas de pagamento e as perspectivas da aplicação para o futuro. Um bom exemplo é o Cielo Tap, lançamento da Cielo, uma ferramenta que transforma o celular em um terminal de captura, sem necessidade de maquininha de cartão, uma grande facilidade para PMEs e grandes negócios. Há medidas de segurança dentro do aplicativo, como travas anti-print e teclado aleatório.

Foram feitos outros lançamentos a fim de melhorar o atendimento ao cliente, como o da Totvs, que contribui com a digitalização do varejo supermercadista por meio da linha Consinco, um sistema integrado de gestão que controla e organiza operações. O Totvs Varejo Supermercados PDV, por exemplo, é responsável por toda a gestão de frente de caixa, podendo ser habilitado para consulta integrada aos serviços de análise de crédito, papa-filas, self payment, self checkout e outras funções.

Já a versão WMS foca em controle automatizado do fluxo de mercadorias, do recebimento à expedição, permitindo que o estabelecimento entenda a melhor hora de efetuar novos pedidos e garantindo a maior variedade para os clientes.

Pagamento por proximidade e reconhecimento facial

As tecnologias de pagamento por proximidade com cartões e reconhecimento facial são de grande importância para o varejo. “Os sistemas de pagamento mais modernos diversificam a experiência do cliente e promovem mais autonomia. Como impacto positivo geral, temos o fortalecimento de um mercado mais competitivo. Uma transação ágil e bem-sucedida ajuda uma fila a fluir mais rápido, por exemplo, otimizando o tempo dos colaboradores e mais ainda do cliente, que prioriza negócios que oferecem experiências melhores. Isso gera um bom relacionamento e, por consequência, a fidelização”, pontua Antônio Sá, especialista em varejo e sócio-fundador da Amicci, empresa de desenvolvimento e gestão de Marcas Próprias.

O acompanhamento das tendências tecnológicas é de extrema importância, como pontuou a mesma pesquisa da Opinion Box com a Dito. Nesse estudo, 72% dos consumidores disseram preferir estabelecimentos que identifiquem seus interesses, enquanto 73% afirmaram optar por consumir marcas que proporcionam experiência personalizada.

“A utilização de tecnologias que permitem o pagamento de compras por aproximação dos cartões ou por reconhecimento facial traz benefícios significativos. No entanto, é essencial que as empresas estejam cientes dos riscos associados, como segurança e privacidade, e adotem medidas adequadas para mitigá-los, garantindo a confiança e a satisfação dos consumidores”, alerta o fundador da Amicci.

O principal ponto de atenção é em relação às fraudes, que podem aumentar por conta de roubo de identidade, clonagem de cartões ou utilização indevida de informações biométricas. De acordo com Antônio, a coleta e o armazenamento de dados biométricos, como imagens faciais, também podem gerar preocupações relacionadas à privacidade dos clientes, especialmente se não forem tratados adequadamente.

“É preciso adotar medidas de segurança adequadas, como criptografia de dados, uso de autenticação multifator e a conformidade com regulamentações de proteção de dados. Além disso, é importante que as empresas sejam transparentes em relação ao uso e armazenamento de informações biométricas, obtendo o consentimento dos clientes de forma clara e explícita”, enfatiza.

Por fim, as empresas devem evitar a dependência tecnológica para não sofrerem em caso de falhas no sistema, como interrupções de rede ou problemas técnicos na hora de o cliente realizar o pagamento.

Foto Tumisu/Pixabay

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