A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) informou que o cálculo do Índice de Movimentação Econômica de Salvador (IMEC-SSA), mostrou crescimento de 3,7% em 2023, na comparação com o mesmo período de 2022. A pesquisa da SEI mostrou que cinco, das seis variáveis que compõem o indicador, fizeram com que ele subisse. Destaque maior para Passageiros no Aeroporto Internacional de Salvador (9,0%), que teve registro de variação positiva bem mais expressiva, seguida por Carga portuária (4,7%), Combustíveis (4,6%), Passageiros de ônibus intermunicipais (3,4%) e Passageiros de ônibus urbanos (3,0%).
Já o Consumo de energia elétrica (-2,1%) foi a única contribuição negativa do mês. O índice de dezembro retraiu 7,2% quando comparado com o mês imediatamente anterior (novembro) e avançou 10,9% em relação a dezembro de 2022.
“A expansão do ano é resultado do aquecimento da atividade econômica na capital baiana em 2023. Esta foi a 3ª taxa positiva consecutiva pós-pandemia. A redução do desemprego com geração de novos postos de trabalhos, inflação estabilizada e acesso ao crédito contribuíram para a manutenção do bom desempenho. O índice mostrou que as pessoas se movimentaram mais para realizar suas atividades produtivas, culturais, lazer ou turismo na cidade, representando um maior aquecimento da economia. A expectativa é de manutenção da expansão para o ano de 2024”, explicou Rosângela Conceição, técnica de Acompanhamento Conjuntural da SEI.
Foto Salvador AirPort/Site