A integração de energias renováveis faz parte do dia-a-dia da população de Barcelona, na Espanha. Cerca de 60 ônibus da rede de transporte público da cidade são movidos a hidrogênio verde.
A Iberdrola, holding espanhola, tem uma planta que atua no ramo de produção, distribuição e comercialização de energias renováveis é responsavel pelo abastecimento dos veículos.
O governador Jerônimo Rodrigues foi recebido pelo delegado institucional da Iberdrola na Cataluña, Andrés Carasso, e conheceu as instalações que têm mais de quatro anos de funcionamento. Na parte do abastecimento dos ônibus, o hidrogênio verde é medido em quilos e, com 18 quilos do produto, os veículos conseguem percorrer cerca de 200 quilômetros.
A unidade fabril serve de espelho para a Bahia e esse é um motivo importante para a visita da comitiva baiana que procura fortalecer a posição do Estado na transição para uma economia de baixo carbono.
Vale destacar a parceria entre o Governo e a Unigel – referência na produção de fertilizantes. A primeira etapa do projeto de implantação de uma planta de produção de hidrogênio verde em Camaçari já está em construção e conta com investimento de US$ 120 milhões e com a tecnologia de eletrólise de alta eficiência da alemã Thyssenkrupp Nucera.
A iniciativa coloca a Bahia como protagonista na produção de energias limpas, bem como impulsiona a economia local e regional. A produção da Unigel inclui, também, a utilização da amônia verde como combustível, em especial por navios graneleiros e porta-contêineres.
Fotos: Eudes Benício/GOVBA