Ministro destaca potencialidades do Brasil em Fórum na Indonésia

Você está visualizando atualmente Ministro destaca potencialidades do Brasil em Fórum na Indonésia

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, destacou as potencialidades brasileiras no campo dos biocombustíveis durante o Fórum de Negócios Indonésia-Brasil em Jacarta, nesta quinta-feira (23), durante a Missão Empresarial ao Sudeste Asiático, ao lado do presidente Lula.

Silveira apresentou ressaltou o pioneirismo brasileiro no setor de biocombustíveis, que há 50 anos, com o programa Próalcool, começou a mudar o perfil do transporte no país. O ministro ainda apresentou algumas das ações do governo para ampliar as ações e reduzir a dependência de combustíveis fósseis e fortalecer as cadeias produtivas locais.

“Somos o paraíso dos biocombustíveis. Cerca de um terço da demanda de combustível para transporte no Brasil é atendida por biocombustíveis. É a maior proporção de bioenergia utilizada no setor de transporte em todo o mundo. Cerca de 25% de todo o combustível usado no Brasil vem de fontes renováveis. Precisamos aproveitar o protagonismo de nossos grupos empresariais e a experiência brasileira no etanol e biodiesel”, destacou Silveira.

Segundo o ministro, a Lei do Combustível do Futuro, apresentada e aprovada pelo governo do presidente Lula, tornou o Brasil o melhor parceiro para investimentos do setor energético. Silveira destacou que a cooperação em biocombustíveis pode aprofundar ainda mais as relações entre os países, buscando sinergia em mistura de combustíveis.

“Entre outros atributos, temos a oferecer segurança jurídica e institucional, com marcos regulatórios modernos e robustos, ambiente de negócios simplificado e favorável, mão de obra capacitada e inovação tecnológica. A Lei do Combustível do Futuro prevê cerca de 180 bilhões de dólares em investimentos até 2037, é um grande impulso à expansão das atuais indústrias do etanol e do biodiesel. O mesmo vale para o desenvolvimento de etanol de segunda geração, SAF, diesel verde, biometano e da captura e estocagem geológica de carbono”, ressaltou o ministro.

A Indonésia consolidou sua posição como o segundo maior produtor de biodiesel do mundo. Em 2024, o país asiático produziu cerca de 13,9 bilhões de litros de biodiesel, o que representa um crescimento de 5,9% em relação ao ano anterior.

Esse avanço é impulsionado principalmente pelo uso de óleo de palma, matéria-prima abundante e estratégica na região. A Indonésia possui o maior patamar de mistura obrigatória de biodiesel no mundo, com 35% do produto no diesel válido desde fevereiro de 2023.

Com informações e foto Ascom MME

Compartilhe:

Deixe um comentário