Ministro defende segurança energética do Norte

Você está visualizando atualmente Ministro defende segurança energética do Norte


O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, esteve na inauguração de terminal de gás natural liquefeito (GNL) em Barcarena, no Pará. Na ocasião ele defendeu o papel estratégico do gás natural na segurança energética do Norte do Brasil. Ele ainda fez questãode mencionar sua importância enquanto fonte fóssil com menor pegada de carbono.

“Estamos registrando uma nova era energética para a região Norte do Brasil. Além de atender às necessidades energéticas da vasta atividade industrial e econômica concentrada nesta região, o terminal também irá ajudar a levar energia mais limpa e sustentável para a Bacia do Rio Amazonas. Esta iniciativa aqui em Barcarena torna o estado do Pará um dos líderes da descarbonização do país. É o reflexo de um setor que estamos estruturando, garantindo eficiência e segurança jurídica para atrair novos investimentos”, destacou o ministro.

Aportes

O GNL recebeu R$ 280 milhões em investimentos em instalações para de regaseificar 15 milhões de m³/dia. A instalação está em um terminal em terra e uma Unidade Flutuante de Armazenamento e Regaseificação (FSRU em inglês) em alto-mar.

Silveira mencionou a localização estratégica do terminal no rio Amazonas e a responsabilidade que esse novo momento precede: o lado  ambiental, atrelado à descarbonização. “Temos uma importante fonte de abastecimento de gás natural nesta região, operada de maneira ambientalmente adequada. É mais um passo para a descarbonização da nossa Amazônia”, comemorou.

A Unidade Termelétrica (UTE) Novo Tempo, em Barcarena, atraiu mais de R$ 1 bilhão em investimentos, gerando mais de 8 mil empregos diretos e indiretos. Apenas com a substituição do combustível usado na geração de energia, 30% menos CO2 será emitido na atmosfera. Além disso, a UTE será conectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN) colaborando, ainda mais, com a robustez de um dos maiores e mais confiáveis sistemas do planeta.

Foto Alex Ribeiro/Agência Para

Compartilhe:

Deixe um comentário