Alexandre Silveira anuncia Programa Mineração para Energia Limpa

Você está visualizando atualmente Alexandre Silveira anuncia Programa Mineração para Energia Limpa

O ministro Alexandre Silveira participou da abertura do seminário “Mineração e transformação mineral dos minerais estratégicos para a transição energética”, promovido pela Secretaria Nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (MME). Na ocasião ele disse que o programa vai buscar desenvolver a indústria de transformação mineral e fortalecer o conhecimento geológico e a pesquisa mineral. “Não existe transição energética sem mineração. E essa mineração precisa avançar ainda mais no processo de mudança. E trabalhamos com os pés firmes no solo do presente para que a mineração seja cada vez mais segura, sustentável e socialmente responsável. No cenário global de descarbonização e da transição energética, temos uma grande oportunidade para atrair investimentos no setor mineral brasileiro e destacar o nosso papel de liderança global para um mundo mais verde”, enfatizou o ministro.

O evento busca oportunizar o diálogo entre os setores público e privado sobre a importância dos minerais estratégicos e a janela de oportunidade aberta para o Brasil pela transição energética. O ministro reforçou o compromisso brasileiro com a mineração sustentável e abertura de parcerias internacionais. O secretário Nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do MME, Vitor Saback, também participou da cerimônia e destacou a importância do diálogo sobre os minerais estratégicos.

O primeiro bloco do seminário contou com a presença de representantes da União Europeia, da embaixada da China e da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O seminário “Mineração e transformação mineral dos minerais estratégicos para a transição energética” conta com debates sobre a “Fabricação de baterias de lítio no Brasil” e “A indústria nacional de transformação mineral na cadeia de valor das baterias”.

Foto: Ricardo Botelho/MME

Compartilhe:

Deixe um comentário