O presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou nesta segunda-feira, 17, para o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa. Os dois líderes conversaram sobre as prioridades da presidência sul-africana do G20 para a Cúpula de Líderes que será realizada nos próximos dias 22 e 23 de novembro.
Na ligação, que durou cerca de 40 minutos, Lula reiterou o apoio do Brasil às iniciativas da África do Sul no âmbito do G20, em particular o trabalho do Grupo de Especialistas em Desigualdade, presidido pelo prêmio Nobel Joseph Stiglitz. Destacou, nesse contexto, o apoio brasileiro à criação de um Painel Internacional sobre Desigualdade, com capacidade de assessoramento técnico sobre a matéria, semelhante ao Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas.
O presidente Lula saudou, ainda, a continuidade da Cúpula Social do G20 e a iniciativa sul-africana sobre segurança alimentar e preço dos alimentos, que considerou complementar à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, lançada pela presidência brasileira do G20, no ano passado.
Com relação a agenda bilateral, os dois mandatários acordaram manter encontro à margem da Cúpula de Joanesburgo para tratar especificamente da facilitação e do aprofundamento do comércio entre os dois países.
O presidente Lula também parabenizou o presidente Ramaphosa pelo seu aniversário.
Foto Marcelo Camargo/Agência Brasil
