Lula aponta importância de integração entre Brasil e países do Caribe

Você está visualizando atualmente Lula aponta importância de integração entre Brasil e países do Caribe

A integração como instrumento de geração de oportunidades. Esse é o recado que o presidente Lula deixa marcado na 46º Conferência de Chefes de Governo da Comunidade do Caribe (CARICOM), no qual o mandatário brasileiro participa como convidado da 46º Conferência de Chefes de Governo da Comunidade do Caribe (CARICOM), nesta quarta-feira (28/2), em Georgetown, capital da Guiana.

“Sabemos dos principais problemas que atingem a região: a insegurança alimentar, que ameaça metade da população caribenha, e a mudança do clima, que coloca em risco todo o planeta, sobretudo os países insulares. Quero ressaltar que esses dois problemas estão no centro dos debates travados pelo Brasil nos fóruns internacionais. Quero ressaltar, também, que esses dois problemas têm a mesma raiz: a desigualdade. Portanto, a luta contra a desigualdade é também a luta das populações caribenhas”, declarou.

Lula deixou claro que é essencial combater a desigualdade e a pobreza em escala global. O presidente brasileiro convidou os países caribenhos a se unirem à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, uma das ações de destaque da Presidência brasileira do G20, que vai até o fim de novembro deste ano.

Integração Estratégica

O presidente aproveitou a ocasião e falou da importância de ampliar a cooperação e a integração entre o Brasil e os países da região, especialmente em termos de transporte e logística. A precária malha com falta de voos e vias terrestres é algo que ele apontou. “Nossa relação pode ir além do intercâmbio de boas práticas e de atividades de capacitação. Vemos no bloco um parceiro econômico promissor e um interlocutor político estratégico. O Brasil já é o quinto maior fornecedor da CARICOM. Nossa corrente de comércio foi de US$ 2,7 bilhões no ano passado, mas já havia superado US$ 5 bilhões em 2008, o que demonstra o potencial de crescimento. A APEX identificou mais de mil oportunidades de inserção de produtos brasileiros nos países da Comunidade. Ocorre que bens e serviços não circulam onde não há vias abertas. Belém, Boa Vista e Manaus estão mais próximas do Caribe do que de outras grandes cidades brasileiras”, lembrou.

Foto Reprodução

Compartilhe:

Deixe um comentário