Jerônimo destaca liderança da Bahia na revolução energética e secretário Augusto Vasconcelos comemora geração de empregos

Você está visualizando atualmente Jerônimo destaca liderança da Bahia na revolução energética e secretário Augusto Vasconcelos comemora geração de empregos

Esta terça-feira, 1 de julho, foi uma data marcante para a história economica da Bahia. Tanto o governador Jerônimo Rodrigues, quanto o secretário do Trabalho, Emprego e Renda, Augusto Vasconcelos, reafirmaram a importância da instalação da BYD no estado e seu potencial econômico.

Presente ao evento de apresentação do 1º carro elétrico montado na fábrica da BYD, em Camaçari, o governador Jerônimo Rodrigues lembrou os impactos da saída da Ford e todo o momento que vivenciou até a chegada da montadora ao Estado.

“Em abril de 2023, quando estive na China, junto com o presidente Lula, me recordo da determinação do presidente para que os ministros cuidassem para que o Brasil recebesse a ação da BYD. Ele ainda destacou o importante momento de transição energética e o desejo de ver o Brasil sintonizado com tecnologia, ciência e inovação “, recorda.

O governador ainda mostrou o desejo de ver na Bahia um centro de desenvolvimento de tecnologia para veículos elétricos e a participação do Estado em ações de inovação com montagem de carro híbrido.

“Estive aqui em dezembro do ano passado e agora estou vendo a entrega do primeiro veiculo eletrico e a fábrica quase pronta. A parceria com o Senai Cimatec e o sistema S com a capacitação dos trabalhadores é essencial mencionar”, disse.

Ele lembrou que o Polo de Camaçari completa 47 anos em meio ao momento histórico da BYD e recordou que mais galpões de produção serão feitos para abrigar todas as necessidades da nova indústria. “Os carros produzidos aqui serão destinados tanto ao mercado nacional quanto ao internacional. É animador ver tudo isso”, completa o governador.

Marco histórico

Jerônimo Rodrigues, durante a cerimônia, destacou o marco histórico do novo momento vivenciado pela Bahia, que passa a sediar uma das maiores e mais modernas montadoras da América Latina.

“Nós estamos em uma caminhada muito forte, para garantir que a Bahia possa continuar sendo destaque na produção de energias renováveis. Se a Bahia produz e tem um potencial muito forte de energia eólica, solar e biomassa, a gente quer trazer para aqui, para próximo, aquelas indústrias que são potenciais consumidores dessas energias. Então, fico feliz com essa iniciativa da BYD em vir à Bahia”, disse Jerônimo.

Foram apenas 15 meses entre o início das obras e a entrega do primeiro veículo em caráter experimental, com tecnologia de última geração, automação inteligente e controle total de todas as fases da produção. A BYD está investindo R$ 5,5 bilhões no complexo de Camaçari — em uma megaestrutura que ocupa 4,6 milhões de metros quadrados, o equivalente a 645 campos de futebol. A fábrica começa com capacidade anual de produzir 150 mil veículos, com expansão planejada para 300 mil na segunda fase, com geração de cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos.



“É por isso que a gente tem trabalhado com qualificação profissional e em parceria com a empresa, com o sistema S, com o Ministério do Trabalho, para que a mão-de-obra local seja aproveitada ao máximo e tenhamos empregos de baianos e baianas na BYD”, afirmou o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Augusto Vasconcelos.

Secretario Augusto Vasconcelos

Segundo Vasconcelos, aproximadamente 30 empresas ligadas ao setor procuraram o governo estadual, interessadas em se instalar também no complexo automotivo. A Continental, fabricante de pneus, já tem contrato homologado para se instalar no polo e fornecer equipamentos para a BYD.

Fotos Thuane Maria/GOVBA

Compartilhe:

Deixe um comentário