Interior do Brasil movimenta o e-commerce de PMEs no 3º trimestre

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O e-commerce brasileiro tem se expandido para regiões que antes registravam menor presença nesse setor. Segundo o novo levantamento do Mapa da Logística, realizado pela Loggi com dados do terceiro trimestre deste ano, as pequenas e médias empresas (PMEs) – localizadas em capitais como São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR) e Brasília (DF) – apresentaram um crescimento expressivo de 194% no envio de pacotes para consumidores de cidades do interior como Niterói (RJ), Ribeirão Preto (SP), Sorocaba (SP), São José dos Campos (SP) e Vila Velha (ES). Esse movimento evidencia o avanço da digitalização do consumo fora dos grandes centros urbanos e reforça a importância da logística na conexão entre diferentes regiões do país.

Um modelo que vem ganhando a atenção e a preferência dos empreendedores, especialmente devido ao maior acesso e à redução nos custos operacionais, é o uso de pontos de recebimento para envio de pacotes — conhecidos como PUDOs (Pick up and Drop off points). O uso destes locais aumentou em 22% no terceiro trimestre do ano, em comparação com o segundo trimestre.

Black Friday 2025

Pela primeira vez, o Mapa da Logística apresenta uma seção dedicada à Black Friday, destacando tendências e previsões para um dos períodos mais importantes do varejo digital. A análise foi realizada com base em análises preditivas e inteligência de dados do último ano e oferece uma visão estratégica sobre o cenário, que se desenha para este período, e aponta as regiões Sudeste e Sul como principais pólos logísticos do evento, tanto na origem quanto no destino dos pacotes. Além disso, prevê-se um aumento expressivo na movimentação de mercadorias nas regiões Nordeste e Centro-Oeste, refletindo a expansão geográfica do consumo online no Brasil.

Entre as categorias com maior potencial de crescimento para a data estão cosméticos e perfumaria, vestuário e moda, calçados, eletrônicos e informática, artigos esportivos e alimentos. Também podem ganhar destaque os segmentos de jóias e bijuterias, jogos e brinquedos, além de papelaria, livraria e impressão gráfica — evidenciando uma diversificação no perfil de compras e nas oportunidades para negócios de diferentes nichos.

Em relação ao valor médio por pedido, o estudo revela expectativas distintas conforme o porte do negócio. Para grandes marcas, o possível ticket médio é de R$ 197,00, enquanto os pequenos negócios podem registrar média de R$ 184,00. Já nos grandes marketplaces, o valor pode ser mais baixo, com média de R$ 106,00, reforçando o posicionamento das PMEs e marcas independentes em categorias de maior valor agregado.

Regiões em destaque no e-commerce

No terceiro trimestre de 2025, novos estados ganharam destaque no Mapa da Logística em termos de movimentação de pacotes no país, acompanhando a evolução e diversificação do e-commerce entre pequenos, médios e grandes negócios em diferentes regiões do Brasil.

O Centro-Oeste se consolida como uma região estratégica, com Goiás liderando o ranking de crescimento (+202%). O eixo Sul-Sudeste apresentou a maior quantidade de estados entre as cinco maiores taxas de crescimento no período, com estreia do Paraná (+15%).

No Nordeste, Bahia, Ceará e Pernambuco se consolidam como polos logísticos relevantes para envio e recebimento de mercadorias. A região Norte também avança: Rondônia passa a integrar, pela primeira vez, a lista dos dez estados que mais recebem pacotes, sinalizando uma ampliação da malha logística nacional.

As regiões Sudeste e Sul se destacaram pela maior presença de PMEs, com 13% e 22%, respectivamente, superando as grandes marcas, que registraram 11% e 12% nessas mesmas regiões.

Foto Freepik

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