Governador visita obras do Hospital de Alagoinhas

Você está visualizando atualmente Governador visita obras do Hospital de Alagoinhas


Na manhã deste domingo (23), antes de seguir viagem para continuar acompanhando os festejos juninos no interior do estado, o governador Jerônimo Rodrigues visitou as obras do novo Hospital Regional de Alagoinhas, cidade que fica a 107 quilômetros de Salvador. Ele conheceu e discutiu as etapas do projeto de construção.

Localizada às margens da BR-110, a unidade terá 180 leitos, sendo 30 de terapia intensiva (UTI), para atendimento adulto e pediátrico. Serão oferecidos serviços em alta complexidade nas áreas de neurologia, neurocirurgia, oncologia e assistência cardiovascular. Haverá, ainda, uma ala dedicada para saúde mental.

“Aqui, nós estamos com 22% das obras em execução. A expectativa nossa é de que, no mês de julho de 2025, a gente possa voltar para entregar o equipamento. Ele vai, realmente, atender toda a região, que precisa de um hospital com esse porte, inclusive com ambiente de emergência. A regulação vai sentir o impacto positivo desse hospital”, afirmou o governador.



O hospital vai funcionar como referência para 33 municípios de toda a região nordeste do estado, atendendo tanto demandas espontâneas quanto referenciadas pela Central de Regulação de Urgências do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Regional de Alagoinhas e de Ribeira do Pombal, além da Central Estadual de Regulação (CER). Estima-se que sejam realizadas 1.800 internações por mês e 21 mil consultas ambulatoriais.

De acordo com o superintendente de Atenção Integral à Saúde (Sais), da Secretaria da Saúde (Sesab), Carlos Figueiredo, o empreendimento vai impactar nas vidas de, aproximadamente, 1 milhão de pessoas: “é muito importante porque aumenta a resolutividade dos pacientes dentro dessa macrorregião, sem a necessidade de deslocá-los para outras unidades em macrorregiões diferentes do nosso estado, como, por exemplo, para a região leste, onde está a nossa capital do estado”.

O projeto está previsto para ser concluído em maio de 2025. O investimento é superior a R$ 161 milhões. Ele contempla uma área de mais de 80 mil metros quadrados.



A construção está sob a supervisão da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder). Nessa etapa da obra, atuam 90 trabalhadores, número que pode chegar a 250 nas próximas fases.

O governador prometeu voltar a Alagoinhas em julho para inaugurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Hospital Materno-Infantil da cidade. Ambos os equipamentos já estão prontos.

Repórter: Anderson Oliveira/GOVBA

Fotos: Matheus Landim/GOVBA

Compartilhe:

Deixe um comentário