Governador entrega Selo Lilás

Você está visualizando atualmente Governador entrega Selo Lilás

O Governador Jerônimo Rodrigues entregou ontem à noite, em solenidade na Associação Comercial da Bahia, o Selo Lilás,  certificação concedida às empresas baianas que adotam boas práticas na igualdade de gênero no ambiente de trabalho.

Dentre as premiadas estão a Bahia Pesca  Bahiagás, Cerb, Conder e Embasa.

Jerônimo Rodrigues, que foi recebido pela orquestra sinfônica Neojibá, composta apenas por mulheres,  destacou a importância de fazer o reconhecimento das políticas para as mulheres e o compromisso do Estado.

“O Estado publicou um decreto que estabelece que as empresas que forem contratar mão de obra, reservem pelo menos 8% das vagas contratadas para mulheres que sofreram violência. Eu tenho certeza que isso vai amadurecendo dentro das empresas, na consciência dos empregadores, para que tantas vagas sejam garantidas, e em lugares estratégicos de importância da mulher no trabalho no dia a dia”, disse.

Ampliar presença

A iniciativa integra as atividades de comemoração do Março Mulher, desenvolvidas pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), para atender aos compromissos assumidos na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), relacionados à igualdade de gênero.

Em sua primeira edição, 196 empresas se inscreveram através de edital lançado em 2023 no Diário Oficial do Estado, que identificou e selecionou as organizações mais comprometidas com a causa.

De acordo com a secretária de Política para as Mulheres, Elisângela Araújo, a intenção é ampliar ainda mais a certificação de empresas baianas. “A exigência de ações concretas relacionadas à prevenção do assédio e da violência, juntamente com a promoção e valorização das mulheres, é fundamental para garantir que as empresas estejam verdadeiramente comprometidas com a igualdade de gênero”

Selo Lilás
Baseado no Projeto da Lei Estadual 14.343 de 10/08/2021, o Selo Lilás foi proposto pela deputada Neusa Cadore e desenvolvido pela Superintendência de Promoção e Inclusão Socioprodutiva, da SPM.

São consideradas ações de valorização da mulher e enfrentamento da desigualdade de gênero no ambiente de trabalho, conforme edital, a implantação de políticas antidiscriminatórias, de promoção da diversidade e de redução da desigualdade de gênero dentro da empresa.

Criação de canal de denúncia sobre assédio sexual, moral e outras formas de violência, além da realização de campanhas de sensibilização em relação a estes temas também são consideradas para que empresas concorram ao selo.

Foto Fernando Vivas/GovBa

Compartilhe:

Deixe um comentário